Servo de Deus Padre Casimiro Wyszynski

WyszynskiServo de Deus Padre Casimiro Wyszynski

O Venerável Servo de Deus Padre Casimiro Wyszynski nasceu 19 agosto de 1700, perto de Varsóvia, na Polônia. Quando ele tinha dois anos, ele e sua família tiveram que fugir da devastação da Polônia do Exército sueco. Depois de alguns anos de peregrinação, a família Wyszynski voltou para sua propriedade. Desde o início de sua vida religiosa, distinguiu-se em seu zelo pela perfeição evangélica, ardente devoção ao mistério da Imaculada Conceição, e cuidado ativo para aqueles que sofrem injustiça. Ele também trabalhou com zelo para a beatificação do fundador Mariano, Beato Estanislau Papczynski (1631-1701). Os membros de sua comunidade expressaram sua aprovação de seu trabalho através da sua nomeação, mestre de noviços, um superior local, procurador em Roma – e duas vezes elegendo-o superior geral em 1737-1741 e 1747-1750. Nestas posições, ele ajudou os marianos a crescer em mérito e número, fez dos Marianos uma comunidade internacional, e aceitou os candidatos à Ordem de toda a Europa. Em 1753, ele foi para Portugal, onde fundou o primeiro mosteiro mariano de Balsamão. Faleceu em 21 de outubro de 1755 e foi declarado Venerável Servo de Deus em 1989 pelo Papa João Paulo II.

Toque inesperado do sino de Balsamão

Depois de 120 anos, os Padres Marianos da Imaculada Conceição, chamados pela memória de Frei Casimiro, regressam a Balsamão em 1 de maio de 1954.

A 20 de outubro de 1955, perante o Bispo da diocese e o Promotor da Fé, fez-se o reconhecimento dos restos mortais do Venerável Padre Frei Casimiro Wyszynski e a transladação para um túmulo novo. Precisamente no momento em que se levantou a urna, guardada no vão do assoalho do presbitério da Igreja de Balsamão, começou a tocar o sino da Igreja, sem intervenção humana, pois a cerimônia foi realizada à porta fechada, ninguém tinha acesso à torre sineira e, foi visto do adro da igreja, o cordel do badalo que ficava pendente para o adro, ao dar a volta o badalo pelo lado de fora do sino, sem que ninguém o puxasse.

Feito um inquérito sobre este fato insólito, ficou provada a veracidade do toque extraordinário do sino de Balsamão, sendo reconhecido como um sinal de Deus sobre a santidade de Frei Casimiro.

O processo de beatificação, iniciado oito anos após a sua morte e interrompido por causa das perseguições da Igreja, foi retomado em 1953, com sucesso, pois a Igreja, pela voz do Papa João Paulo II no ano de 1989, declarou solenemente a heroicidade de Frei Casimiro.

A memória de Frei Casimiro continua viva entre nós e sentimos a verdade das suas palavras ao partir para o Pai: “Então, quando estiver no Pai, vos serei mais útil”.

Contam-se muitas graças atribuídas à intercessão de Frei Casimiro e talvez milagres, mas ainda nenhum foi reconhecido pela Igreja. Precisamos de um milagre (uma cura inexplicável à luz da medicina) obtido pela intercessão de Frei Casimiro para que a Igreja o possa beatificar.


ORAÇÃO PELA BEATIFICAÇÃO DO FREI CASIMIRO

(Pode rezar-se uma novena para pedir uma graça de cura espiritual ou física)

PAI NOSSO…

Ó Santíssima Trindade, que habitais nos corações dos vossos servos fiéis e os premiais com a glória do Céu e da terra: dignai-Vos, por intercessão da Santíssima Virgem Maria, elevar o defensor da sua Imaculada Conceição e seu filho devotíssimo, Padre Frei Casimiro, às honras dos altares, concedei-nos generosas vocações de consagração e a graça (dizer o favor que se suplica), que vos pedimos, para maior glória da Vossa Divina Majestade e para bem e alegria espiritual de todos nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.

GLÓRIA AO PAI …
Ó MARIA CONCEBIDA SEM PECADO, ROGAI POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS.

A fim de contribuir para a beatificação do Frei Casimiro, obtida a graça da cura física ou espiritual, comunique para:

Vice-postulação
Portugal
Balsamão – Macedo de Cavaleiros
5340-091 CHACIM
Tel. 278 468 010; Fax: 278 468 028
conventodebalsamao@gmail.com


Brasil
Pe. Mateus Jastrzębski, MIC – Vice-Postulador
Rua Âncora, 107, Cocotá, Ilha do Governador
CEP 21910-340 – Rio de Janeiro-RJ


Secretaria do Santuário da Divina Misericórdia
Endereço: Estrada do Ganchinho, 570, Umbará, Curitiba-PR, CEP 81930-165
Fone: (41) 3148-3200
E-mail: secretaria@divinamisericordia.com.br

Horários de atendimento:
Terça à sexta
8h às 12h e 14h às 18h
Sábado
8h às 12h.