Apostolado da Divina Misericórdia no Brasil

O interesse da comunidade brasileira dos Padres Marianos por um Apostolado da Divina Misericórdia, segundo as revelações de Santa Faustina, foi despertado em 1981, quando a província Santo Estanislau Kostka dos Padres Marianos, nos Estados Unidos, editou, pela primeira vez, em língua polonesa, o Diário da Irmã Faustina Kowalska.

No início, a difusão no Brasil da mensagem da Misericórdia Divina restringia-se à distribuição de santinhos de Jesus Misericordioso e de uma pequena brochura elaborada pelo Padre Andrzej Krzymyczek, MIC. Em 1981, contudo, a comunidade dos Marianos do Brasil recebeu ajuda da província Santo Estanislau Kostka (EUA), por intermédio do Padre Seraphim Michalenko, MIC, para a edição brasileira do Diário da Irmã Faustina Kowalska. A tradução foi realizada pelo Professor Mariano Kawka, um brasileiro de origem polonesa. A primeira edição do Diário em nosso idioma foi publicada em 1982. Então, surgiu a ideia de também fundar no Brasil o Apostolado da Divina Misericórdia. Novamente com o apoio da província Santo Estanislau Kostka (EUA), foi adquirida uma casa próxima à paróquia São Jorge, em Curitiba-PR, para ser sede do futuro Apostolado. Esse Centro de Divulgação da Devoção à Misericórdia Divina começou a desenvolver-se rapidamente. Outros materiais a respeito da Divina Misericórdia foram traduzidos para o português brasileiro. As repetidas edições do Diário alcançaram milhares de exemplares.

Em 1984, o Padre Andrzej Krzymyczek passou a viajar para diversas cidades do Brasil ministrando conferências e homilias sobre o Mistério da Misericórdia Divina. Em consequência dessas viagens, foram sendo organizados Grupos de Devotos e Divulgadores da Devoção à Divina Misericórdia.

Em 1988, a Província Brasileira dos Padres Marianos iniciou a edição de um periódico (publicado três vezes ao ano) intitulado O Mensageiro da Divina Misericórdia, com uma tiragem de 4 mil exemplares.

Em 1994, os Padres Marianos ganharam, em Curitiba, um terreno de 2 hectares com uma pequena capela de madeira para a construção do Santuário da Divina Misericórdia. Esse terreno foi doado pela Congregação das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, na ocasião do centenário de sua fundação, feita pela Serva de Deus Irmã Clélia Merloni, na Itália ‒ como um voto de ação de graças pelo seu dinâmico desenvolvimento no Brasil.

O decreto da criação da paróquia Santuário da Divina Misericórdia (segundo o livro tombo) tem data de 1 de julho de 1994 e a santa Missa de posse do pároco, celebrada junto à capelinha de madeira, aconteceu no dia 24 de julho do mesmo ano, com a presença de Dom Pedro Antônio Fedalto, arcebispo de Curitiba. No ano seguinte, o Padre João Glica, MIC,  iniciou a construção da igreja. No dia 25 de abril de 2001, Dom Pedro Fedalto conferiu a ela o título de Santuário Diocesano da Divina Misericórdia. A consagração do Santuário foi realizada no dia 28 de abril de 2002.

No ano 2000, junto ao Santuário foi construída uma nova casa para abrigar a sede do Apostolado da Divina Misericórdia. Essa construção serve atualmente como residência para os padres que trabalham no Santuário e no Apostolado.

Desde 2001, todos os anos são organizados Congressos Nacionais da Divina Misericórdia com duração de três dias. Participam desses Congressos pessoas provenientes dos diversos estados brasileiros.

O primeiro diretor do Apostolado da Divina Misericórdia foi o Padre Andrzej Krzymyczek, MIC. Depois dele, por oito anos, o Apostolado foi dirigido pelo Padre Silvio Rodrigues Roberto, MIC, que de forma excelente desenvolveu o Apostolado da Divina Misericórdia no Brasil. Teve início no Brasil o trabalho dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia. Foi adquirida uma casa cujas instalações foram adaptadas para sediar a Casa Pró-vida Mãe Imaculada, onde mulheres grávidas podem receber ajuda necessária quando a gravidez é ameaçada. Organizou-se uma Equipe Missionária (formada por sacerdotes e leigos) que viaja pelo Brasil propagando a devoção à Divina Misericórdia. Por várias vezes nossos sacerdotes marianos foram convidados para fazer suas pregações e celebrar Missas nos retiros organizados pela comunidade Canção Nova.

O “Mensageiro da Divina Misericórdia” transformou-se, em 2008, na “Revista da Divina Misericórdia” com edição bimestral desde 2014, e tiragem superior a 10.000 exemplares. Foram impressas várias edições do Diário, da hoje Santa Irmã Faustina Kowaska, também foram editados vários livros, livretos, estampas e uma variedade de outros materiais propagando a devoção à Divina Misericórdia.

Todos os dias, especialmente na sexta-feira, o Santuário Diocesano da Divina Misericórdia, situado na Estrada do Ganchinho, no bairro Umbará, em Curitiba, é visitado por um grande número de pessoas que buscam todo tipo de ajuda. Todo ano organiza-se com grande empenho a Festa da Divina Misericórdia, que reúne a cada ano um número maior de pessoas provenientes dos vários estados.

 

Padre André Lach, MIC
Diretor do Apostolado da Divina Misericórdia