O precursor da devoção à Divina Misericórdia no Brasil partiu para junto de Deus

Pe. André Krzymyczek, MIC
* 03/01/28 + 26/11/2014

No dia 26 de novembro, véspera de festa de Nossa Senhora das Graças (da medalha milagrosa) o Padre Andrzej (André) Krzymyczek, MIC, aos 86 anos, partiu para junto de Deus. Esse Apóstolo da Divina Misericórdia que, vindo da Polônia, chegou ao Brasil em outubro de 1971, soube não só respeitar o solo brasileiro como um solo pátrio, mas fazer do seu próprio coração um solo sagrado de encontro do Deus Rico em Misericórdia com os brasileiros. Dentre os trabalhos pastorais , exercidos ao longo dos 43 anos de doação sacerdotal no Brasil, destacamos a fundação do Apostolado da Divina Misericórdia, em 1981.

Foi por meio do Padre André que a Devoção à Misericórdia Divina chegou ao nosso país. Também foi devido à constante fidelidade e generosidade desse sacerdote que Nosso Senhor quis que, pouco a pouco, essa Devoção começasse a se espalhar pelo Brasil, por meio dos materiais de divulgação que ele publicava e dos retiros que pregava em todo o país a respeito do Mistério da Misericórdia Divina revelado pelo próprio Jesus à Santa Faustina Kowalska. Em 1982, o Padre André foi o responsável pela publicação da primeira edição brasileira do Diário de Santa Faustina. Foi também ele quem elaborou, naquele mesmo ano, o conteúdo do livreto Novena à Divina Misericórdia. Hoje esse devocionário encontra-se na sua 23ª edição e o Diário de Santa Faustina em sua 42ª edição.

Faleceu devido a uma oclusão arterial aguda. Passou por uma cirurgia. Teve parada cardíaca e não resistiu. Foi velado com santa Missa de corpo presente na paróquia Sagrada Família ‒ onde até então residia. Depois, seu corpo foi transladado para o Santuário da Divina Misericórdia em Curitiba, onde aconteceu uma segunda santa Missa de corpo presente. Foi sepultado no cemitério dos Padres Marianos, junto ao Santuário da Divina Misericórdia ‒ Santuário que ele idealizou e junto com o Padre João Glica construiu. Neste Santuário trabalhou pastoralmente de 1994 à 2006, ainda durante o período em que exercia o trabalho de diretor do Apostolado.

Seu último encontro com os devotos de Jesus Misericordioso aconteceu no dia 23 de novembro, na Missa de encerramento do 13º Congresso Nacional da Divina Misericórdia ‒ evento criado por ele no ano 2000, que reúne divulgadores da Devoção de todo o país.

Agradecemos a Deus por todo o trabalho do Padre André Krzymyczek, MIC. Elevamos a Ele uma prece para que o Padre André alcance o descanso eterno. Pedimos à Mãe Imaculada que o envolva com o seu manto maternal.

Gislaine Keizanoski
Jornalista