A Misericórdia Divina no Carisma da Congregação dos Padres Marianos

A partir do ano de 1941, quando o Padre Jarzębowski trouxe de Wilno para a Província Americana dos Padres Marianos a Devoção da Divina Misericórdia, os Marianos, por todos os meios possíveis e em alto grau, propagaram a Divina Misericórdia e cultivaram essa Devoção.

Somente pela mediação do Papa João Paulo II a Devoção e propagação da Divina Misericórdia alcançou o mundo inteiro. Durante quase 60 anos, sem intervalos, até os tempos atuais os Marianos foram fiéis e fervorosos defensores e propagadores dessa Verdade e dessa Devoção que foi “entregue em suas mãos” de uma maneira extraordinária [pela Providência Divina].
Nos tempos em que a Devoção à Divina Misericórdia era banida na Igreja (cumprindo as profecias da Santa Faustina (cf. Diário 378), nos tempos em que, devido à razões políticas, eram impossíveis os contatos com os teólogos na Polônia, os Marianos, com toda fidelidade elaboravam a base teológica da Devoção à Divina Misericórdia.
Os Marianos propagaram a Devoção à Divina Misericórdia primeiramente nos EUA, depois na Inglaterra, seguido do México, Portugal, Brasil, Argentina, das missões africanas de Ruanda e Camarões. Propagaram a Devoção à Divina Misericórdia quando retornaram aos países do Antigo Bloco Soviético: Lituânia, Letônia, Estônia, Ucrânia, Cazaquistão, República Tcheca e Eslováquia. Por fim, também, no continente asiático ‒ nas Filipinas. Os Santuários da Divina Misericórdia construídos ao redor do mundo pelos Padres Marianos, até a consagração, em 2002, do Santuário Mundial da Divina Misericórdia em Cracóvia-Łagiewniki, foram os principais Centros da Devoção à Divina Misericórdia no mundo. Os Padres Marianos são os pioneiros e zelosíssimos Apóstolos da Divina Misericórdia no Mundo.

(tradução do livro Miłosierdzie Boże w Charyzmacje Zgromadzenia Księży Marianów de Elżbieta Matulewicz, página 399)

Elżbieta Matulewicz