O devoto Sérgio P. Júnior e a sua família frequentam o Santuário da Divina Misericórdia há 3 anos e também participam da Pastoral da Intercessão. Após um chamado em seu coração, Sérgio sentiu o desejo de iniciar o movimento do Terço dos Homens no Santuário, como uma forma de mostrar que eles também podem e devem estar mais atentos à vida de oração. Após a aprovação do pároco, Padre Francisco Anchieta, MIC, o encontro será realizado no Santuário, às 1ª e 3ª quartas-feiras do mês, às 20 horas, iniciando dia 1º de Agosto.



Convide os homens que você conhece para participar desse encontro de oração!

 


Confira a entrevista que a nossa equipe de redação fez com o Sérgio, e conheça mais sobre o movimento do Terço dos Homens:

Como surgiu a iniciativa de criar no Santuário um movimento de Terço dos Homens? Alguma experiência pessoal te incentivou?

Desde novembro de 2016 eu participo do Terço dos Homens na Igreja do Bom Jesus do Portão. Por isso, questionei o nosso Pároco, Padre Anchieta sobre o motivo pelo qual não tinha o Terço dos Homens  no Santuário da Divina Misericórdia e ele me disse que desde que chegou ao Santuário não havia tido nenhuma iniciativa nesse sentido, mas se eu sentia esse chamado no meu coração então me pediu para pesquisar sobre o assunto e propor a ele um modelo para termos esse movimento no nosso Santuário. Desde então eu tratei de pesquisar o assunto e propus um modelo ao Padre Anchieta que após alguns acertos aceitou que iniciássemos na 1ª quarta-feira de Agosto. Será nas 1ª e 3ª quartas-feiras do mês, às 20 horas (após a missa das 19 horas).

Por que você acredita que é importante ter um encontro de oração do Terço voltado para os homens?

Na verdade a maioria das pessoas acredita que rezar é coisa de mulher, mas sabemos que a oração é importante para todas as pessoas, sejam mulheres ou homens. Jesus  orou ao Pai durante toda sua vida, portanto temos que nos esforçar para seguir o nosso mestre orando cada vez mais. O Terço dos Homens é uma forma de mostrar aos homens que também podemos, e devemos,  estar mais atentos na oração. Desta forma, procuramos resgatar o maior número possível de Homens para a Igreja e principalmente, para a oração, e oração do Terço.

Você conhece algum testemunho que possa contar de alguma graça alcançada pela oração do Terço dos Homens?

Na realidade tudo que levamos de intenção em nossas orações são testemunhos de graças que recebemos, portanto o fato de estarmos rezando o Terço nos faz ficar mais perto de Deus, nosso Pai, e de Nossa Senhora, nossa Mãe. Isto já é um grande testemunho de graça. Portanto para mim, cada homem que se juntar a nós rezando o Terço será um testemunho de Graça, pois há pouco tempo eu também estava afastado da oração e agora estar trazendo o Terço dos Homens para o Santuário é uma grande Graça. Já ouvi testemunhos de que após iniciar a Oração do Terço dos Homens pessoas deixaram de ver pornografia ou trair suas esposas, pois quem está nesse movimento de oração não pode viver no pecado.

Como você vê a importância da oração do Terço na sociedade como um todo?
Primeiramente por trazer uma quantidade maior de homens para a Igreja e principalmente para a oração. Cada vez que rezamos uma Ave-Maria estamos oferecendo uma rosa a Nossa Senhora, dessa forma estamos agradando-a e nos tornando mais íntimos com Ela e com Deus, nosso Pai. Com isso, fazemos que o Homem, que deve ser o condutor da família, dê o exemplo na vida de oração.

Como será o encontro para rezar o Terço, terá alguma palestra, alguma partilha?
Existe um protocolo para o encontro, que será realizado. Inicialmente existe a entrada de Nossa Senhora que pode ser uma imagem ou um ícone, que no caso do Santuário da Divina Misericórdia será a Mãe da Misericórdia. Após isso, serão colocadas as intenções, após será feito o Ato penitencial, a aclamação do Evangelho e Terço propriamente dito. Finalizando com a Consagração a Nossa Senhora.