Sem-título

O Santo Padre, na vigília do Domingo da Misericórdia, que se realizará hoje em São Pedro em uma cerimônia para convocar o Jubileu da Misericórdia

O Papa Francisco convocará oficialmente o Jubileu Extraordinário da Misericórdia com a publicação de uma bula pontifícia neste sábado, 11 de abril, vigília do Domingo da Divina Misericórdia. Essa bula, além de indicar os tempos, com as datas de abertura e encerramento, e os principais aspectos do seu desenvolvimento, “constitui o documento fundamental para reconhecer o espírito com o que vem proclamado, as intenções e os frutos que espera o Santo Padre”.

Para a proclamação, o Papa, acompanhado pelos cardeais, se dirigirá ao Átrio da Basílica Vaticana. Junto à Porta Santa entregará a bula aos quatro cardeais arciprestes das basílicas papais de Roma: o cardeal Angelo Comastri, arcipreste da Basílica de São Pedro do Vaticano; o Cardeal Agostino Vallini, arcipreste da Basílica de Latrão; o Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste da Basílica de São Paulo Fora dos Muros; o Cardeal Santos Abril y Castelló, arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior.

“Para expressar seu desejo, que o Jubileu extraordinário da Misericórdia seja celebrado em Roma e em todo o mundo, o Papa Francisco entregar uma cópia da bula, para alcançar simbolicamente todos os bispos, ao prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal Marc Quellet; ao prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Cardeal Fernando Filoni; ao Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, o Cardeal Leonardo Sandri. Em nome de todo o Oriente, recebe uma cópia do documento o arcebispo Dom Savio Hon Tai-Fai, nascido em Hong Kong e agora secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos. O continente Africano estará representado pelo Arcebispo Barthélemy Adoukonou, originário de Benin e atualmente secretário do Conselho Pontifício para a Cultura. Para as Igrejas Orientais, o Santo Padre entregará a Bula ao Monsenhor Khaled Ayad Bishay da Igreja Patriarcal de Alexandria dos Coptas, tal como explica um comunicado do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização.

Finalmente, o regente da Casa Pontifícia, o arcebispo Leonardo Sapienza, na qualidade de protonotário apostólico, lerá na presença do Papa Francisco alguns fragmentos do documento oficial de indicação do Ano Santo extraordinário. Em seguida, o Papa Francisco presidirá a celebração das Vésperas do Domingo da Divina Misericórdia.

O Ano Jubilar começará no dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição e será concluido no dia 20 de novembro de 2016. Francisco anunciou a convocação deste ano dedicado à misericórdia no dia 13 de março, durante uma celebração penitencial na Basílica de São Pedro.

fonte: Zenit.org