O Santo Padre venerará a Virgem de Fátima no seu santuário em Portugal, informou o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Augusto dos Santos Marto, após um encontro com o Santo Padre no sábado, 25.

O Papa Francisco será o quarto Pontífice que visitará este Santuário. O primeiro foi o Beato Paulo VI em 1967.

A visita será realizada por ocasião do centenário das aparições da Mãe de Deus aos três pastores em Fátima, nas quais confiou-lhes três segredos, os quais já foram revelados. O último deles no ano 2000, publicado por São João Paulo II.

Há dois anos atrás, o Papa Francisco recebeu a imagem da Virgem de Fátima na Praça de São Pedro, e uniu-se ao Terço e à Adoração Eucarística simultaneamente com os santuários marianos mais importantes do mundo.

“Oh Maria, ajuda-nos a sentir o teu olhar de mãe – declarou o Papa naquele dia – guia-nos ao teu Filho, que não sejamos cristãos ‘de aparências’, e que ‘sujemos as mãos’ para construir junto ao teu Filho Jesus, seu Reino de amor, de alegria e de paz”.

Francisco chegará a Fátima dando sequência às visitas de São João Paulo II e Bento XVI. São João Paulo II esteve em Portugal para agradecer à Virgem por tê-lo protegido no dia do atentado fracassado contra sua vida em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro.

Bento XVI visitou Fátima em 2010 e em sua homilia durante a Missa no santuário afirmou: “com a família humana disposta a sacrificar seus laços mais sagrados no altar dos mesquinhos egoísmos da nação, raça, ideologia, grupo, indivíduo, nossa Mãe bendita veio do Céu oferecendo a possibilidade de cultivar no coração de todos os que A acolhem, o Amor de Deus que arde no Seu coração”.

“Ao princípio foram só três, mas o exemplo de suas vidas se difundiu e se multiplicou em numerosos grupos pelo mundo inteiro, dedicados à causa da solidariedade fraterna, de maneira especial através da Virgem Peregrina. Que estes sete anos que nos separam do centenário das Aparições incentivem o anunciado triunfo do Coração Imaculado de Maria para glória da Santíssima Trindade”, disse o Papa Emérito naquela ocasião.

Sobre estes dois anos restantes de preparação para o centenário das aparições, o reitor do santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, afirmou que este tempo “nos permite identificar as ideias fundamentais da mensagem de Fátima e aprofundar em suas temáticas mais significativas, relacionando-as de maneira orgânica e coerente”.

 

fonte: Aci