O 1º Congresso Continental da Misericórdia, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de junho em Aparecida, São Paulo, tem a proposta central de refletir sobre a bula do Jubileu Extraordinário da Misericórdia – Misericordiae Vultus –, o rosto Misericordioso de Deus, favorecendo o caminho da Nova Evangelização no Continente Americano e no mundo.

O Congresso Continental da Misericórdia nasceu a partir das edições mundiais do evento – WACOM – Congresso Mundial da Misericórdia, apresentado pelo Vaticano em abril de 2008 em Roma, Itália. A primeira vez que o WACOM foi realizado coincidiu com o terceiro aniversário de morte de São João Paulo II e teve sua edição mais recente no ano de 2014, na cidade de Bogotá, na Colômbia.

Desde o início, os Congressos da Misericórdia têm sido continuamente mantidos em toda a Igreja e sustentados regularmente, de modo que cada Congresso Mundial é seguido por um Congresso Continental e por um Congresso Nacional e, então, de volta a outro Congresso Mundial.

O projeto inicial foi apresentado pelo Cardeal Schönborn ao, então, Papa Bento XVI em fevereiro de 2006, recebendo sua bênção e encorajamento. Em dezembro de 2006, o padre Patrice Chocholski, Secretário Geral do Congresso, se reuniu com o Cardeal Stanislaws Dziwisz, Arcebispo de Cracóvia, ex-secretário particular do Papa João Paulo II, que acolheu com entusiasmo o projeto e ofereceu total empenho e apoio ao encontro.

O ACCOM – Congresso Continental da Misericórdia nas Américas – é o primeiro que acontecerá no Continente Americano e será realizado no Brasil em 2017, na cidade de Aparecida – SP, como um dos eventos que marcam os 300 anos do encontro da venerada imagem de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil. O ACCOM 2017, que tem como anfitrião D. Raymundo Damascenos Assis, Arcebispo de Aparecida, e como animador D. Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, marca também os 10 anos do encontro dos Bispos do CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano – na cidade sede.

Confira aqui a programação
ACCOM 2017

 

Confira o convite do Padre Patrice Chocholski, secretário-geral dos Congressos Mundiais da Misericórdia, para o ACCOM: