Ir ao conteúdo

Irmã Ângela Coelho

A Irmã Ângela vem de Portugal para participar do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia. Ela foi postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto e é vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia.

•Nasceu em 1971 em Frende (Baião) e viveu no Porto, onde frequentou o ensino secundário;
•Licenciou-se em Medicina, na Faculdade de Medicina do Porto e lecionou nesta mesma faculdade. Fez Licenciatura em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia de Comillas, em Madri;
•Exerce medicina no Hospital de Leiria;
•Entrou para a Congregação Portuguesa da Aliança de Santa Maria em 1995. É Mestra de noviças da sua congregação e Superiora da Comunidade de Fátima. Faz parte da comissão de formação inicial da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal e integra a equipe responsável do Inter-Noviciados de Fátima;
•É docente no Curso de Ciências Religiosas no ISCRA (Aveiro) e no Curso Geral de Teologia, do Centro de Formação e Cultura, da Diocese de Leiria-Fátima;
•Dá cursos de formação religiosa, orienta retiros espirituais, é convidada frequente em palestras e desenvolve diversas ações de formação.

 

Palestras da Irmã Ângela:


1) A dimensão mariana da Mensagem de Fátima
Linhas gerais das conferências: aprofundar a presença da Virgem Maria na mensagem de Fátima; Desenvolver, baseado na Sagrada Escritura, a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a importância do Rosário.

2) Fátima e o anúncio da misericórdia
Perceber Anúncio da Misericórdia na Mensagem de Fátima: aparições do Anjo [1916] e aparição de Tuy [1929]… Fátima como expressão do amor misericordioso de Deus.

 

Clodovis Boff

•Nasceu em 1944 em Concórdia (SC).
•É frade da Ordem dos Servos de Maria. Ordenou-se presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia (1970), obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina (Bélgica), com a tese “Teologia e prática”.
•Foi professor na PUC do Rio de Janeiro, no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), na Faculdade de Teologia N. S. da Assunção de São Paulo (SP), no “Studium Theologicum” de Curitiba (PR), e na Pontifícia Faculdade “Marianum” de Roma. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, campus de Curitiba (PR).
•Mora em Curitiba, onde colabora na Comunidade de formação de sua Ordem, Santa Maria dos Servos, assim como na Paróquia “Maria Mãe da Igreja”. Entre as obras publicadas, contam-se: Teologia e prática: teologia do político e suas mediações (Vozes, 1978); Como trabalhar com o povo: metodologia do trabalho popular (Vozes, 1984); Teoria do Método Teológico (Vozes, 1998);Introdução à mariologia (Vozes, 2004); Mariologia social: o significado da Virgem para a sociedade (Paulus, 2006); A Regra de Santo Agostinho: apresentação e comentários (Vozes, 2009); Dogmas marianos: síntese catequético-pastoral (Ave-Maria, 2010); Escatologia: breve tratado teológico-pastoral (Ave-Maria, 2012); além de inúmeros artigos.

 

Palestra do Frei Clodovis:


1) Maria, mulher de fé
– Maria: “aquela que acreditou” por excelência.
– Foi sua fé que possibilitou sua maternidade divina.
– Maria: fé que vai do “fiat” ao “stabat”
– Maria participa com o filho da “noite da fé” mais negra que jamais foi vivida (JP II)
– Maria: a primeira cristã verdadeira e, portanto, “igreja nascente”
– Maria: chama que se mantém acesa no “sábado santo” e espera da ressurreição do Filho somente em base à sua palavra.

 


Dom Peruzzo

•Dom José Antônio Peruzzo é natural de Cascavel (PR).
•Foi nomeado bispo de Palmas-Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005.
•Tem como lema episcopal “Fazei discípulos, ensinai”.
•Possui mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma.
•Atualmente, Dom José Peruzzo exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB e é o Bispo referencial da Catequese no Regional Sul 2 do Paraná.
•Foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba no dia 07 de janeiro de 2015, pelo Papa Francisco e tomou posse no dia 19 de março de 2015.

 

Palestra de Dom José Antônio Peruzzo


1) O “Magnificat”

O tema da 16ª edição do Congresso Nacional da Divina Misericórdia é Maria: a Mulher que acreditou que para deus tudo é possível e por isso é Bem-Aventurada. As inscrições estão à venda no site congressodamisericordia.com.

Dicas para aproveitar bem o 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia

Compartilhamos algumas dicas importantes para que os nossos congressistas possam viver bem o 16º Congresso da Divina Misericórdia e ter um verdadeiro encontro com Jesus Misericordioso

  1. Prepare-se para fazer uma viagem tranquila até o Santuário da Divina Misericórdia. Antes de sair de casa procure fazer uma alimentação saudável e nutritiva, com alimentos que você já está acostumado a consumir.

     

  2. Viaje com roupas e calçados confortáveis. O clima em Curitiba é muito instável, então traga pelo menos uma roupa quentinha, e outras mais leves. Assim você estará preparado para não passar nem frio e nem calor.

     

  3. Converse com o coordenador da caravana e verifique a possibilidade de organizar um lanche para os peregrinos, com café ou chá, alguns biscoitos, frutas ou barrinha de cereal para serem consumidos durante a viagem. Lembre-se que o ideal é se alimentar de 3 em 3 horas, desta forma você conseguirá aproveitar bem toda a programação.

     

  4. Chegando ao Santuário da Divina Misericórdia, para melhor acolhê-lo, você tem a disposição a Lanchonete do Santuário, com diversos salgados, bolos, doces, sucos, refrigerantes, café e o Pão da Misericórdia, tudo muito gostoso e feito com o maior carinho.

     

  5. Mantenha-se hidratado e use protetor solar. Mesmo se o tempo em Curitiba estiver nublado é importante usar protetor solar. Tenha sempre uma garrafinha de água à mão.

     

  6. Fique atento aos horários da programação. O Congresso inicia na sexta-feira, 10 de novembro de 2017. A acolhida será às 14h.

     

  7. Lembrando que para o primeiro dia do Congresso o pacote de inscrição não contempla almoço, apenas a partir do segundo dia.

     

  8. A alimentação não será dentro do Centro de Eventos. Foi organizada uma praça de alimentação próximo a Loja do Santuário.

     

  9. Programe-se com o coordenador da caravana a chegada do grupo com antecedência, assim todos podem visitar o Santuário, fazer suas orações com tranquilidade e ainda conhecer a Loja.

     

  10. Chegando ao Santuário da Divina Misericórdia, o congressista deverá direcionar-se à secretaria com o ingresso do Congresso e um documento com foto para retirar o seu kit do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia.

     

Essas são as dicas que a equipe do Santuário preparou para você!

 

Seja bem vindo e aproveite bastante o 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

5 motivos para participar do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia

 

O 16º Congresso Nacional vem com novidades especiais

Neste ano a programação conta com uma palestrante e um cantor que nunca estiveram no Congresso Nacional da Divina Misericórdia.
A Irmã Ângela Coelho, vem de Fátima, Portugal. Ela foi postuladora no processo de canonização dos pastorinhos Jacinta e Francisco. Suas palestras serão com foco nas mensagens de Fátima e a Divina Misericórdia.

Para o momento de oração e espiritualidade teremos a presença do cantor Thiago Brado, que já esteve presente na Festa da Divina Misericórdia e no Grupo de Oração. Além da animação ele conduzirá o momento de Adoração.

 

Procissão com Nossa Senhora, Imposição do Escapulário e Consagração

As mensagens da Divina Misericórdia e as mensagens transmitidas por Nossa Senhora nos indicam o caminho da salvação.
O Anjo de Portugal disse aos três pastorinhos: a misericórdia de Deus é um dom precioso que podemos receber por meio de Maria — a mais fiel discípula de Jesus — porque o amor misericordioso quer se revelar ao mundo por meio da consagração ao Seu Imaculado Coração.

No 2º dia do Congresso, a partir das 19h30, teremos esse momento com Nossa Senhora, conduzido pelo Padre Sandro, MIC e pela cantora Danielle Quirino.

 

 

Jesus nos pede que sejamos divulgadores da Misericórdia

Divulgar a mensagem deve ser nossa tarefa primordial como devotos de Jesus misericordioso. São muitos os pedidos e as promessas de Jesus para aqueles que propagam a misericórdia. Participar do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia nos abastece e nos cumula de desejo de sair a serviço. Aquele que coopera com o auxílio dessa graça leva também a alegria que está proporcionando ao Coração misericordioso de Cristo.

 

Renovação e Consagração dos AEDMs 

Um momento bastante especial do Congresso Nacional é a Renovação e Consagração dos AEDMs. Ser Apóstolo Eucarístico da Divina Misericórdia é se dispor para a Igreja e o mundo, como instrumentos do amor divino, que restaura e renova os pecadores e sofredores.
A misericórdia em nós é uma atitude de generosidade, buscamos corresponder à misericórdia que Deus tem de cada um. Mas esta atitude não se faz presente apenas no diálogo particular com Ele, ela se faz presente também na nossa relação com aqueles que nos são próximos e que necessitam de ajuda.

A misericórdia é uma atitude de vida

Enquanto cristãos, a nossa meta é participarmos plenamente da comunhão com Deus, que é a própria Misericórdia para conosco. O tempo de vida que nos é dado deve ser aproveitado para realizarmos a nossa existência segundo os planos de Deus para nós, sendo fiéis à Sua graça.
O 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia é um chamado para nos aprofundarmos na mensagem da Divina Misericórdia e sermos a ser luz no mundo.

 

Confira aqui a programação completa do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia

A programação do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia que tem o tema “Maria: A mulher que acreditou que para Deus tudo é possível, e por isso é Bem-aventurada”, conta com as seguintes atividades:

 

10 de Novembro – Sexta-feira

14h Animação

14h30 Abertura e Acolhida das Caravanas

15h Momento da Misericórdia diante do Santíssimo (Pe. Anchieta, MIC)

PRIMEIRA PALESTRA
15h45  – A dimensão Mariana da mensagem de Fátima (Ir. Ângela)

16h40 Intervalo

17h15 Animação e preparação pra Santa Missa

17h30 Santa Missa (Dom Amilton)

18h45 Jantar

20h Adoração e momento de oração e espiritualidade com o cantor Thiago Brado

21h30 Retorno para o alojamento



11 de Novembro – Sábado

8h Terço Mariano
8h45 Animação

SEGUNDA PALESTRA
9h – Maria, Mulher de fé (Frei Clodovis Boff)

10h10 Intervalo
10h45 Animação

TERCEIRA PALESTRA
11h – Fátima e o anúncio da Misericórdia (Ir. Ângela)

12h Almoço
13h30 Avisos / Animação

QUARTA PALESTRA
14h  – Aparecida: sinal do amor de Deus na história do povo brasileiro (Frei Clodovis Boff)

14h50 Hora da Misericórdia (Pe. Sandro, MIC)
15h30 Intervalo
16h15 Animação e preparação para Santa Missa

16h Santa Missa (Pe. Jair, MIC) + Consagração dos AEDMs (Pe. Aroldo, MIC)
18h Jantar
19h30 Procissão com Nossa Senhora, Imposição do Escapulário e Consagração (Pe. Sandro, MIC + Danielle Quirino)
21h30 Retorno para o alojamento



12 de Novembro – Domingo

8h Animação / Avisos

8h20 Teatro Nossa Senhora e Santa Faustina (Irmãs de Jesus Misericordioso)

QUINTA PALESTRA
9h – O Magnificat (Dom José Antônio Peruzzo)

9h50 Intervalo e últimos avisos
10h30 Missa de Encerramento (Dom José Antônio Peruzzo)
12h Almoço

Saiba o que está sendo preparado para o 16º Congresso Nacional

O Congresso Nacional da Misericórdia é um evento que envolve pessoas de todo o Brasil, são devotos da Misericórdia ou pessoas que gostariam de fazer parte desta devoção. É um evento que acontece uma vez ao ano e reúne em média 1000 congressistas. O evento será do dia 10 a 12 de novembro.

Para este ano a organização do Congresso confirmou a presença da palestrante Irmã Ângela Coelho, de Portugal. Ela foi postuladora da causa de canonização de Francisco e Jacinta Marto e também é vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia. Ainda entre os palestrantes estão confirmados o Frei Clodovis Boff e o arcebispo metropolitano de Curitiba-PR, Dom José Antônio Peruzzo.

Mais uma novidade para os congressistas é a participação do cantor e missionário Thiago Brado, que conduzirá o Momento de Espiritualidade e Adoração.

Cada instante da programação do Congresso Nacional da Divina Misericórdia busca transmitir aos participantes uma experiência nova de fé, como afirma o Pároco do Santuário da Divina Misericórdia, Padre Francisco Anchieta C. de Muniz, MIC, “o todo que compõe o Congresso, em suas particularidades, tem uma preocupação em viver aspectos que estão intimamente ligados com a vivência da espiritualidade da devoção à Divina Misericórdia. É um grande momento de formação e espiritualidade, e isso se justifica em cada momento da programação”.

A programação do 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia que tem o tema “A mulher que acreditou que para Deus tudo é possível e por isso é Bem-aventurada”, conta com as seguintes atividades:

  • Consagração a Nossa Senhora;

  • Procissão com Nossa Senhora;

  • Imposição do Escapulário;

  • Formações;

  • Adoração e Momento de Espiritualidade com Thiago Brado;

  • Santa Missa.

Para os Padres Marianos do Santuário, o Congresso será de muitas bênçãos e graças, onde todos poderão ter um encontro profundo e transformador com Jesus Misericordioso. O 16º Congresso Nacional traz um aprofundamento na devoção à Divina Misericórdia, a partir do olhar de Nossa Senhora, reiterando o Ano Mariano celebrado pela Igreja.

Que aprofundado na missão que o próprio Jesus nos deixou e confiou, cada congressista possa ser semeador do Amor e da Misericórdia de Deus, fazendo a diferença onde quer que esteja.

 

O que você pode aprender no Congresso da Divina Misericórdia

O Congresso da Divina Misericórdia marcado para os dias 10, 11 e 12 de novembro deste ano no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba (PR) tem como tema “Maria: A mulher que acreditou que para Deus tudo é possível e por isso é Bem-aventurada”.

Você deseja participar de um grande evento e encontrar pessoas de diversas regiões do Brasil? Planeja levar a família para, juntos, viverem dias de ensinamentos e reflexões sobre o amor e a misericórdia de Deus? Se esses são seus objetivos, seu destino é o 16º Congresso Nacional da Divina Misericórdia.

Procissão Luminosa do Congresso de 2016

Mas se você ainda tem dúvidas se vale a pena participar do Congresso Nacional da Divina Misericórdia, nós listamos alguns motivos que vão te ajudar nessa escolha. Confira:

 

Afinal, o que é o Congresso

Primeiro, saiba que o Congresso Nacional da Divina Misericórdia é realizado uma vez ao ano e reúne em torno de 1.000 pessoas, de todas as regiões do Brasil, tanto devotos da Misericórdia quanto aqueles que querem fazer parte dessa devoção.

O público é muito diversificado. Por isso, a programação é dividida em momentos: Terço Mariano, Terço da Misericórdia, Adoração, testemunhos, palestras com diferentes pregadores, louvor e Santa Missa. Haverá ainda a Consagração a Nossa Senhora; Procissão com Nossa Senhora e Imposição do Escapulário.

 

 

Participe das palestras sobre Maria e a Divina Misericórdia

No Congresso da Divina Misericórdia você pode aprender mais sobre as Mensagens de Fátima e a Divina Misericórdia, Maria como expressão do amor misericordioso de Deus, assim como aprofundar o seu conhecimento sobre a devoção ao Imaculado Coração de Maria e a importância do Rosário. Palestrantes: Irmã Ângela CoelhoFrei Clodovis Boff, Dom José Antônio Peruzzo.

 

Saiba mais sobre devoção

O Congresso também é uma excelente oportunidade para se aprofundar na devoção à Divina Misericórdia e a Jesus misericordioso. Você e sua família poderão refletir sobre as obras de misericórdia corporais e espirituais.

 

Conheça os Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia

Ainda não conhece os Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM)? Então, vá ao Congresso e se encante com o grupo que se dedica ao estudo e a vivência da devoção à misericórdia.

Quem sabe após conhecê-los você não vai querer participar do AEDM. Com eles, você poderá rezar e meditar os escritos de Santa Faustina. Durante o Congresso, haverá a renovação de todos os grupos AEDM.

 

Consagração e Renovação dos AEDMs – Congresso de 2016