Nesta quarta-feira, 15/06, o dia é dedicado a conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data foi instituída em 2006 pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela INPES (Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa). O intuito é sensibilizar a todos, ajudando no combate à violência contra pessoas com 60 anos ou mais.

Segundo o Ministério da Saúde, a cada 10 minutos um idoso é agredido o Brasil e em 70% dos casos, os agressores são os próprios filhos. Abandono, roubo, espancamento, humilhação, cárcere privado, violência física e psicológica são alguns exemplos das agressões cometidas.

De acordo com o Disque 100, canal de denúncia, das queixas recebidas mensalmente, 77% das denúncias são por negligência, 51% por violência psicológica, 38% por abuso financeiro, econômico ou violência patrimonial e 26% por violência física e maus tratos.

Que a conscientização perdure, não seja somente neste dia, mas sim em todos os outros, e que possamos seguir combatendo a violência contra as pessoas idosas. Que sejamos iguais a Jesus Misericordioso, sempre fazendo o bem a todos. Se você conhece alguém que sofre maus tratos, denuncie, ligue 181.

Oração aos idosos: A ti, meu Deus, elevo minha oração por todos aqueles e aquelas que já se sentem vergados pelo peso dos anos. Tua providência amorosa permitiu que se prolongassem os seus dias na Terra. Meu Deus, agora eles olham para trás e veem todo o passado percorrido, desde as traquinices da infância até à fragilidade dos derradeiros dias. Retira toda a amargura dos seus espíritos, para que se fixem, de preferência, nas lembranças agradáveis e felizes. Apaga, meu Deus, qualquer marca de ressentimento causado pela ingratidão e pela maldade dos que um dia passaram pelo seu caminho. Alegra os corações cansados e abatidos. Proporciona-lhes os meios de reviverem as alegrias de uma vida normal e associativa. Meu Deus, afugenta os fantasmas da solidão, do abandono e do desprezo. Cerca-os de amparo e de calor humano no cotidiano em que vivem, para que possam manter ânimo bem-disposto, aberto e feliz. Recompensa, meu Deus, a longa dedicação que demonstram com a bênção daquela paz que vem de Ti, e prevalece contra todas as limitações da idade avançada! Que assim seja! Graças a Deus.

Amém