Dicas para você ler o Diário de Santa Faustina mais rápido

Você não tem tido tempo para ler o Diário de Santa Faustina?

Seu trabalho, as tarefas em casa e outros compromissos consomem todas as suas energias e horas do dia. São poucos os momentos livres.Isso é algo normal nos dias atuais. Porém, há algumas dicas simples que podem lhe ajudar a ler o Diário mais rápido.

Para isso, conheça algumas técnicas básicas de leitura e a estrutura do livro. Dessa forma, você pode se planejar e ler o Diário nos momentos de sua escolha. Com alguns minutos livres do dia, persistência e dedicação, e, claro, as dicas que vamos lhe apresentar, você consegue conhecer as palavras de Jesus através de Santa Faustina.

Contudo, não esqueça que o Diário de Santa Faustina é uma obra da mística católica, e que, por isso, é preciso conhecer e interpretar cada frase do livro. Traduzido para vários idiomas no mundo, o Diário traz a mensagem de Jesus misericordioso a todos e é um sinal visível da ação salvadora de Deus no mundo contemporâneo.

Mantenha a concentração

Iniciamos por algo básico, mas, ao mesmo tempo, fundamental. É normal perder a concentração no momento da leitura, principalmente se você deixou o celular ligado ou não o colocou no silencioso. E isso pode acontecer quando você estiver lendo o Diário de Santa Faustina.

As redes sociais também podem tirar a sua concentração. Afinal, sabemos que o som e o sinal de uma mensagem recebida alerta a nossa curiosidade, e a ação de pegar o celular será quase que instintiva. Nem pensar em ler com a televisão ligada.

Tente se desligar de tudo isso. Procure um local silencioso, longe de celular, computador e televisão. Concentre-se apenas na leitura do Diário.

Utilize um guia e marcadores de página

O Diário de Santa Faustina tem 493 páginas. É muito? Não se você observar que o livro é dividido em cadernos e artigos numerados, o que facilita – e muito – a leitura. Para isso, tenha em mãos um guia e marcadores de página.

Um guia ajuda você a não se perder no texto, principalmente ao passar de uma linha para outra. É compreensível e normal de acontecer. Nossa sugestão: utilize um cartão, uma folha de papel ou até mesmo o dedo para indicar qual frase do texto você está lendo.

Os marcadores de página também podem servir de guia para seus olhos. Além disso, vão marcar a página que você parou de ler. Por exemplo: faça primeiro a leitura da introdução, com prefácios, nota e calendário de vida de Santa Faustina e histórico-litúrgico da Divina Misericórdia. Com isso, vai parar a leitura na página 23 do livro. No próximo tempo dedicado ao Diário, você começará a conhecer as citações de Santa Faustina.

Elabore um plano de leitura

Após a leitura das introduções do Diário de Santa Faustina, é hora de se planejar para ler as citações da religiosa. É o Diário propriamente dito.

Dica: monte um cronograma de seu dia e escolha determinado horário livre para se dedicar ao livro. Pode ser pela manhã, após o almoço, à tarde, no fim da noite. E atenção: tenha caneta e papel sempre com você. Mais abaixo, a gente explica.

Antes, outra dica: caso trabalhe longe de casa, carregue o Diário com você, em uma pasta, no carro. Reserve 10 minutos do horário de almoço para ler. Não importa se a leitura será apenas de duas ou três páginas. Assim, aos poucos, vai passando capítulos até que chegará ao fim.

Entretanto, saiba que você está na parte mais longa do livro, com seis cadernos e 1.828 citações. O que pode assustar pela quantidade, na verdade ajuda a marcar com mais precisão onde você parou a leitura. Como?

Lembra da caneta e papel? Pegue-os e anote o número da página e da citação de Santa Faustina, para que, no próximo dia dedicado ao Diário, você saiba exatamente onde parou a leitura.

Divisões do Diário
  • O caderno 1 do Diário de Santa Faustina, intitulado “A misericórdia divina na minha alma”, é o mais longo com 138 páginas.
  • Já o caderno 2, “Contarei a misericórdia do Senhor pelos séculos”, é um pouco menor, ainda assim tem 102 páginas.
  • O caderno 3, “Cantarei a misericórdia do Senhor”, tem 40 páginas.
  • Os caderno 4 (22 páginas) e o caderno 5 (58 páginas) são continuação do caderno 3.
  • O caderno 6, chamado “Pelos séculos glorificarei a misericórdia de Deus”, tem 48 páginas.

Por fim, em capítulos mais curtos, mas não menos importantes, leia as Notas do Diário e os índices Temático, de Pessoas e de Localidades. Não se despeça do livro sem ler, em duas páginas, as histórias das Congregações dos Marianos da Imaculada Conceição e das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia.

Ficou com a sensação de que o Diário de Santa Faustina é muito extenso e que será difícil ler? Mais uma dica: não deixe de tentar

Contudo, se você arranjar tempo, concentração, dedicação, a leitura do Diário de Santa Faustina será prazerosa, rápida e muito proveitosa.

Boa leitura!

Até a próxima.

11_5_livros_deotos_misericordia

 

5 thoughts on “Dicas para você ler o Diário de Santa Faustina mais rápido

  1. Ótimas dicas para ler o Diário de Santa Faustina, assim como tais dicas servem também para ler outros livros. Vocês estão de parabéns!

  2. Ola´! A Paz ! Tenho o Diario , sou do apostolado da Divina Misericordia, AEDM. Gostei das dicas ! Em 1994 , minha irmã encontrou um livrinho sobre o terço , ninguem sabia nada sobre a devoção, e Como no livrinho se pedia para rezar diante da estampa de Jesus misericordioso , gravida de meu primeiro filho,Paulo Agusto , desenhei em grafite , ela me pediu que desenhasse a estampa copiando a mesma da capa do livrinho, . sem saber direito sobre a historia da Divina Misericordia, ela iniciou a primeira novena que terminou no dia da misericordia. O nosso Pdre na època, também não sabia nada da história , e a pedido de minha irmã ele , realizou a confissão, e celebrou a missa assim recebemos as graças da primeira festa da misericordia !!! Minha mae , alcançou muitas graças rezando diante desta simples estampa desenhada em grafite . !!! Agora depois de tantos anos vejo como Deus já havia nos tornado apostolas da misericordia sem que almenos sabiamos !!! ELE È MESMO MARAVILHOSO !!! Abraços !

  3. Vale a pena tentar ler e ser fiel ao Diário de Santa Faustina.Estou criando o hábito de ler mesmo porque é Jesus falando pra Santa Faustina e para nós também. E com essas dicas de leitura fica mais prazeroso ainda.

  4. Obrigada pela dica irmão. Eu sou muito precisada da misericórdia de Jesus, pois tive depressão por 10 anos e melhorei bastante através do Terço da Misericórdia e agora através da leitura do Diário. Vou seguir suas dicas e tenho certeza q vai ser bem melhor a leitura. Fique com Deus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *