Kristel_Mae_Padasas

MANILA, 17 Jan. O Papa Francisco expressou seu profundo pesar pela morte acidental de uma jovem de 27 anos de idade depois da Missa que celebrou na localidade de Tlacoban, Filipinas. Kristel Mae Padasas faleceu logo depois de que um andaime com alto-falantes caísse sobre ela devido aos fortes ventos da tormenta Amang.

Depois de conhecer este trágico fato, o Papa Francisco solicitou a seus colaboradores que o informassem amplamente sobre o ocorrido para poder expressar seu consolo e proximidade à família da moça, conforme informou o Diretor da Sala Stampa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, em coletiva de imprensa na Manila.

O Pontífice “pediu informação sobre a família com o fim de encontrar uma maneira de demonstrar sua participação em seus sofrimentos”, assinalou o Pe. Lombardi. Além disso, a conferência de imprensa na capital de Filipinas se iniciou com um pedido especial de orações pelo eterno descanso da jovem.

Padasas foi declarada morta às 2 p.m. (hora local) no Hospital de São Paulo em Tacloban. A Ministra de Saúde de Filipinas, Janette Garin, explicou à agência Rappler que Padasas estava lutando por sua vida quando chegou ao hospital ao redor de 12:55 p.m. “O infortúnio ocorreu pouco depois de que ela conseguisse a ver o Papa em pessoa”, disse.

A família de Padasas, em Bicol (Filipinas) já foi informada. Os restos da jovem permanecerão em Tacloban até que a tormenta amaine e permita seu traslado.

Kristel Mae Padasas tinha colaborado durante a crise causada pelo tufão Yolanda junto à Catholic Relief Services, a agência católica de ajuda humanitária dos Estados Unidos.

Neste 15 de janeiro os serviços meteorológicos das Filipinas informaram que o ciclone Amang se aproximava das Filipinas. No dia 17 de janeiro chegou a Tacloban em forma de tormenta com grandes ventos, o que obrigou ao Papa Francisco a adiantar 45 minutos todas suas atividades e voltar mais cedo do previsto.

O lugar onde o Papa celebrou a Missa foi gravemente devastado por tufão Yolanda em 2013, que cobrou a vida de 10.000 pessoas cobrindo a zona até com seis metros de água.

Fonte: ACI/EWTN Noticias