Afinal, o que é Corpus Christi?!

A Festa de Corpus Christi surgiu no séc. XIII, na Diocese de Liège, na Bélgica, por iniciativa de Santa Juliana de Mont Cornillon (†1258), priora, que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra do sacramento da Eucaristia.

Ela comunicou estas aparições a Dom Roberto de Thorete, o então Bispo de Liéje, também ao douto Dominico Hugh, mais tarde Cardeal Legado dos Países Baixos, e a Jacques Pantaleón, nessa época arquidiácono de Liège, mais tarde o Papa Urbano IV.

O Bispo Roberto ficou impressionado e, como nesse tempo os bispos tinham o direito de instituir festas para suas dioceses, convocou um sínodo em 1246 e ordenou, então, que a celebração da Festa de Corpus Christi ocorresse no ano seguinte (1247). Um monge de nome João escreveu o ofício para essa ocasião.

Aconteceu que, quando o Padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma missa na cripta de santa Cristina, em Bolsena, Itália, deu-se um milagre Eucarístico: da Hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia o grande Santo Tomás de Aquino, informado do milagre, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia Eucarística as palavras: Corpus Christi.

Em 11 de agosto de 1264 o Papa emitiu a bula “Transiturus de mundo”, na qual prescreveu que na quinta-feira após a oitava de Pentecostes fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor – denominada: Corpus Christi

A morte do Papa Urbano IV (02.10.1264), um pouco depois da publicação do decreto, prejudicou a difusão da festa. Mas o Papa Clemente V tomou o assunto em suas mãos e, no Concílio Geral de Viena (1311), ordenou mais uma vez a adoção desta festa.

Em 1317 é promulgada uma recompilação de leis por João XXII e assim a festa de Corpus Christi é estendida a toda a Igreja.

*este artigo é parte do livro Devocionário Eucaristia

Eucaristia
Devocionário Eucaristia

 

O Diário de Santa Faustina

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*