O que um sacerdote precisa saber sobre a Misericórdia

Pe. Ednilson de Jesus, MIC

Afinal, o que um sacerdote precisa saber sobre a Misericórdia? O Papa Emérito Bento XVI, em sua homilia na abertura do Ano Sacerdotal em 2009, nos lembra, conforme o Antigo Testamento, que o coração de Deus é o órgão onde reside a Sua vontade. Esta verdade traz uma infinita riqueza para nós, devotos da Misericórdia Divina, visto que, ao falar de Misericórdia estamos falando justamente do Coração de Deus, um coração que vem ao encontro de nossas misérias. Assim, a Vontade Divina passa, necessariamente, pela nossa humanidade, pois as nossas misérias são matéria prima para que se possa verificar o Milagre da Divina Misericórdia acontecendo em nossas almas.

Minha filha, não te canses de divulgar a Minha misericórdia; consolarás com isso o Meu Coração, que arde com a chama de compaixão, para com os pecadores” (Diário, 1521). Esse trecho do Diário de Santa Faustina vem, justamente, corroborar o entendimento da Vontade de um Deus que deseja os corações mais fragilizados. Nesse mesmo parágrafo, Jesus efetua um pedido e concede uma grande graça aos sacerdotes: “Aos sacerdotes que proclamarem e glorificarem a Minha Misericórdia darei um poder extraordinário, ungindo as suas palavras, e tocarei os corações daqueles a quem falarem”.

E é com as informações supracitadas que, creio eu, somos capazes de responder a pergunta que originou este texto: afinal, o que os sacerdotes precisam saber sobre a Misericórdia? Eu resumiria em dois pontos principais. Primeiramente é preciso saber que o Ministério Sacerdotal é, por excelência, fruto da Misericórdia Divina, pois é na miséria de um homem que Deus digna-se fazer-se carne no ministro e no mistério da transubstanciação – tendo isso em vista, atendemos ao pedido de Jesus de glorificá-Lo, simplesmente por gratidão pelo chamado Sagrado de encarnar a Misericórdia em nós. O segundo ponto é não contar com as próprias forças para que os corações sejam atingidos, pois é Jesus, em Sua Misericórdia, que nos dá as condições para tocar mesmo os corações que parecem distantes.

Que Jesus Misericordioso, Sumo e Eterno Sacerdote, nos abençoe na missão de propagar Sua Vontade.

Sacerdotes nos escritos de Santa Faustina
Saiba mais sobre o assunto com este livro

O Diário de Santa Faustina

Be the first to comment

Leave a Reply

Seu e-mail não será publicado.


*