Os líderes da Etiópia e Eritreia assinaram uma declaração na qual afirma que o estado de guerra que existia entre os dois países se rompeu e abre-se uma nova era de paz e amizade. O anuncio foi realizado pelo Twitter do ministro da informação da Eritreia, Yemane Meskel.

O acordo de paz que colocou fim à guerra de fronteiras de 1998 a 1999 entre os dois países, nunca havia sido totalmente implementado. A declaração foi feita no decorrer de um encontro de cúpula entre os líderes dos dois países na capital da Eritreia, Asmara. Na declaração está estabelecido que serão implementadas as decisões sobre as fronteiras e que ambos os países trabalharão juntos para assegurar a paz, o desenvolvimento e a cooperação regionais.

No Angelus de 1º de julho, o Papa Francisco havia classificado como “histórica” e “boa notícia” a decisão dos líderes dos dois países de sentarem-se à mesa de negociações. “Em meio a tantos conflitos, devo assinalar uma iniciativa que pode ser definida como histórica e também se poderia dizer que é uma boa notícia: nestes dias, depois de vinte anos, os governos da Etiópia e da Eritreia voltaram a falar de paz. Que este encontro possa acender uma luz de esperança para estes dois países do Chifre da África e para todo o continente africano”, afirma o Pontífice.