Há quem se pergunte: “As mensagens de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos e as mensagens de Jesus Misericordioso a Santa Faustina Kowalska têm algo em comum?” E a resposta é: Sim, e são muitos os mistérios de fé que entrelaçam e aproximam essas duas mensagens.

Os eventos de Fátima em 1917 e os encontros de Santa Faustina com Jesus entre os anos de 1931 a 1938 põem em evidência os desafios que a humanidade enfrentava naquele período. Aí você pode pensar: “Essas mensagens foram importantes para aquele tempo histórico e hoje fazemos delas apenas memória”. Definitivamente, não. Ainda que os problemas que enfrentamos hoje sejam outros, a necessidade de conversão é a mesma, por isso o conteúdo dessas mensagens são tão atuais e necessárias para os nossos dias.

Foi pensando nisso que a Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição, neste Ano Mariano, Centenário das Aparições de Fátima, propõem uma nova reflexão sobre os pedidos de Nossa Senhora à Lúcia, Francisco e Jacinta e de Jesus àquela a quem Ele mesmo designou como Apóstola e Secretária da Misericórdia – Irmã Faustina. O livro “Fátima e a Divina Misericórdia – um mistério em comum para os nossos dias”, lançado pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia, apresenta diversos artigos que discorrem sobre temas como: a urgência, a importância e o valor das mensagens de Fátima e da Divina Misericórdia; a importância da oração de intercessão para a humanidade; o papel fundamental de São João Paulo II nessas mensagens; e uma reflexão sobre o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

O livro apresenta também na íntegra os diálogos de Nossa Senhora com os Pastorinhos, os principais elementos da devoção a Divina Misericórdia e uma cronologia de datas dos eventos históricos que aproximam ambas as mensagens.

Através dessa obra também é possível conhecer um pouco da vida de Santa Faustina – que sempre reconhecia e afirmava: “O meu constante empenho é pedir misericórdia para o mundo” (Diário, 482). Este livro apresenta também a primeira biografia publicada após a canonização de São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto  sobre a vida dos Pastorinhos de Fátima – três inocentes e devotas crianças que sempre que se recordavam de Nossa Senhora exclamavam: “Ai que Senhora mais bonita!”. Lúcia, São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto, a partir dos encontros com a Virgem de Fátima, puderam experimentar algo extraordinário que tornou suas vidas verdadeiros atos de sacrifício por amor a Deus e a Nossa Senhora.

Fátima e a Divina Misericórdia” é um convite a redescobrir a missão de misericórdia para a qual a humanidade é chamada, é um guia que conduz o cristão a renovar a sua experiência com a Misericórdia Divina.

 

 

Autores:

Pe. Jair Batista de Souza, MIC – é o atual Provincial da Congregação dos Padres Marianos no Brasil.

Pe. Leandro A. da Silva, MIC – atualmente é o II Conselheiro Geral da Congregação dos Padres Marianos, em Roma – Itália.

Pe. Silvio R. Roberto, MIC –  fundador e diretor da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada. Atualmente é gestor da Editora Apostolado da Divina Misericórdia. É autor de outros três livros.

Pe. Ednilson de Jesus, MIC – autor de outros dois livros, atualmente é pároco na paróquia São Jorge, em Curitiba-PR.

Pe. Basileu dos Anjos Pires, MIC –  de cidadania portuguesa, é membro da Congregação dos Padres Marianos de Portugal.

Pe. Seraphim Michalenko, MIC – é membro da Congregação dos Padres Marianos nos Estados Unidos. Por mais de 20 anos foi o vice-postulador para a causa de canonização de Santa Faustina. Há mais de 50 anos dedica seu sacerdócio a divulgar a Mensagem da Divina Misericórdia pelo mundo.

Pe. Jonas Eduardo G.C. Silva – sacerdote da Diocese de Joinville-SC.