No dia 18 de maio celebramos a memória litúrgica do Bem-aventurado Padre Estanislau de Jesus-Maria Papczyński, Fundador da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição O Padre Estanislau nasceu no dia 18 de maio de 1631 numa antiga aldeia (Podegródzie) no sul da Polônia, e faleceu em 17 de setembro de 1701, oferecendo seu sofrimento pelas almas do purgatório.

Séculos depois, no dia 16 de setembro de 2007, no Santuário Mariano de Lichen (Polônia), o Cardeal Tarcísio Bertone, em nome do Papa Bento XVI, declarou o Padre Estanislau como Bem-aventurado, passo importante rumo à sua canonização.

No ano de 2016, no dia 15 de março, o Vaticano anunciou a data da canonização do fundador da Congregação dos Padres Marianos. O sacerdote polonês foi canonizado no dia 5 de junho, em Roma. A Santa Sé aprovou, em janeiro de 2016, o milagre atribuído à intercessão do Beato, sendo este milagre a cura inexplicável de uma jovem a quem os médicos já tinham desligado os aparelhos que a mantinham com vida.

“Seu exemplo de total dedicação a Cristo e à Igreja, seguindo o exemplo da Imaculada Mãe de Nosso Senhor, é tão grande que nos atrairá mais a uma vida Santa”, disse o Padre Andrzej Pakula, MIC, Superior Geral (Província da Polônia).