Hoje queremos refletir com vocês 10 razões para ler a Bíblia e meditar sobre a Palavra de Deus.

O mês da Bíblia foi instituído em 1970, com a finalidade de instruir os fiéis sobre a Palavra de Deus, a partir daí o Mês da Bíblia é celebrado, em todo Brasil, durante o mês de setembro.

biblia

Confira o texto que as Irmãs de Jesus Misericordioso preparam como reflexão para o Mês da Bíblia:

1ª Ó meu Deus, como é possível neste velho mundo, Você ser tão grande, e ninguém Te encontra, Você fala tão alto, e ninguém Te escuta, Você está tão perto, e ninguém Te percebe, Você se oferece por todos, mas ninguém conhece o Teu nome? As pessoas fogem de Você e dizem, que não conseguem Te encontrar, viram as costas para Ti, e dizem que não conseguem Te ver, tapam os ouvidos e dizem que não são capazes de Te ouvir (Hans Denck). Que o texto apresentado te permita entender como é importante conhecer a Palavra de Deus, para que você não se encontre no grupo de pessoas, que o autor citou. Mas encontre-se no grupo de pessoas de que fala o Apóstolo (1 Jo 1,1-3)

2ª Quase cada um de nós carrega consigo o celular. Por quê? Pois queremos estar à disposição daqueles que nos telefonam e queremos ter contato com eles. Quando alguém fala para você: Venha até onde eu estou, mas Você não conhece o caminho, então a pessoa que está te convidando diz: leve com você o celular, e quando estiver próximo, eu te instruo para você chegar. Se em uma situação assim você ignoraria essas instruções e deixaria o telefone em casa? Em outro caso quando esperamos por uma informação importante e urgente. Se a questão envolve nossa família, saúde ou trabalho, nós desligamos o celular? O telefone de Deus é a Sagrada Escritura. Através da Bíblia Deus quer nos informar coisas importantes como também quer conduzir nossa vida. E ainda assim tão raramente damos uma olhada na Bíblia, raramente levamos conosco este “celular de Deus”. Vamos mudar isso! Deus está telefonando pra você! Você vai atender? Descubra o coração de Deus através da palavra de Deus (São Gregório Magno).

3ª O Concílio Vaticano II: “desde o princípio da criação, Deus conduz um diálogo com o homem e a Bíblia, é um dos elementos deste diálogo eterno”. Então, se alguém realmente quer falar com Deus, ele não pode deixar de reconhecer as Suas Palavras, que foram escritas na Bíblia, não para ficarem apenas escritas, mas para que sejam conhecidas. Não conhecê-las é como tapar os ouvidos na presença de alguém que está falando. “Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado.” (Jo 15,3). “Eles se admiravam das palavras de graça” (Lc 4, 22).

4ª É engraçado o quanto acreditamos no que está escrito nos jornais, e questionamos o que a Bíblia diz. É estranho como todo mundo quer ir para o céu, desde que eles não tenham que aprender, pensar, falar ou fazer qualquer coisa, que diz a Palavra de Deus. É estranho como você pode enviar centenas de SMS com fofocas, que se espalham como fogo que arde, mas quando você envia mensagens sobre Deus, as pessoas pensam duas vezes se perguntando se vão partilhá-la com os outros. É engraçado como podemos ficar tão preocupados com o que as outras pessoas vão pensar de nós, em vez de pensar que Deus está nos chamando!”. É estranho como de bom grado ficamos sabemos sobre coisas que não têm significado, e não queremos saber o que diz a nós Jesus Cristo e nosso Criador.

5 ª Por que ler a Bíblia? Pois este é o desejo de Jesus! Ele expressou este desejo no templo. Todos os sábados ele se dirigia à sinagoga e lá lia e ouvia as palavras da Sagrada Escritura. Mais tarde, ele ordenou diretamente: “Vós perscrutais as Escrituras, julgando encontrar nelas a vida eterna. Pois bem! São elas mesmas que dão testemunho de mim. “(Jo 5:39) “Fez Jesus, na presença dos seus discípulos, ainda muitos outros milagres que não estão escritos neste livro. Mas estes foram escritos, para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em Seu nome”, (Jo 20,30-31). Os primeiros cristãos, que ainda tinham na memória o convite de Jesus e dos Apóstolos para ler as Escrituras, a liam todos os dias, e até mesmo várias vezes por dia; e para que tivessem acesso fácil nos perigos e perseguições, levavam ela sempre consigo, pelo menos o Evangelho. E Dela tiravam força para perseverar na fé, e até mesmo por ela davam a sua vida. Jesus com 12 anos conhecia a Palavra de Deus melhor do que muitos que tinham 62 anos e achavam que faziam a vontade de Deus (Lc 2,41-52). “As palavras que vos tenho dito são espírito e vida” (Jo 6,63).

6ª Somente Cristo tem as palavras que não se apagam (São João Paulo II). A única coisa que não é um desperdício de tempo, é a busca de Deus, mesmo que Ele esteja inacessível (São Bernardo). Se você está com fome e à procura de comida, Ele é o pão (Santo Ambrósio). a Deus é necessário procurar dia e noite (Lc 11,9; Am 5,4). Deus nos deu tudo, dando-nos o Seu Filho. Nos revelou tudo, oferecendo-nos a sua única Palavra. Depois de Jesus Cristo já não há no que esperar (São João Crisóstomo). Quando já em nenhuma palavra se pode confiar, porque as palavras manifestaram-se serem falsas, ainda há a palavra do Evangelho (Cardeal Stefan Wyszynski).

7ª A Bíblia é a carta de Deus para as pessoas (São Gregório). Se você não lê a Bíblia, é como se jogasse a carta no lixo, sem abrir. Se a Rainha Britânica escrevesse para você uma carta, não á leria com curiosidade? E também com certeza com alegria, com cuidado e atenção. Você recebeu uma carta. Não de qualquer governante da terra, mas do Rei do Céu. No entanto, você praticamente despreza esse dom, este tesouro inestimável. Toda vez, que você lê o Evangelho, o próprio Cristo fala com você. Quando vocês leem, vocês estão rezando e conversando com Ele (St. Tikhon, Bispo Ortodoxo). Não há conhecimento que seja melhor, e mais precioso e importante do que o texto do Evangelho. Meditem e observem o que o nosso Senhor e Mestre, Jesus, ensinou por suas palavras e que cumpriu por suas ações (St. César). O Evangelho é Cristo (Ap 19,13) (Amelanus).

8ª Nós gastamos muito dinheiro com diversas coisas. E mudamos elas de um lugar para outro, e depois para jogar no lixo. A Palavra de Deus é o oposto, quanto mais você a conhece, mais Ela se torna indispensável e necessária. Compre uma Bíblia, e comece a ler e você se convencerá por si mesmo que a cada dia a Palavra de Deus se torna “Carne” alimento – e ocupará o “lugar de honra”, o primeiro e o mais importante do que todas as coisas que você já comprou. (Mateus 16,26; Filipenses 3,8)

9ª Você vai constantemente ler a Bíblia – dizia meu avô. Você vai amá-la mais do que a seus pais. Mais do que eu, nunca mais vai se separar Dela. E quando você ficar mais velho você então perceberá que todos os livros que você já leu na sua vida, são apenas um comentário incompleto deste único Livro (Roman Brandstaetter). Nós não tivemos um avô assim, mas daqui um tempo nós seremos avós. E o que nós falaremos sobre a Bíblia para nossos netos, dependerá somente de nós. Também será a resposta a Deus pelo que ele disse em Deuteronômio 11,18-21”.

10ª A Sagrada Escritura, é um código genético do novo Homem, formado à imagem de Cristo, é o sopro do Espírito Criador que nos transforma. Uma brisa suave, em frente da qual o profeta Elias uma vez escondeu o rosto (1 Reis 19,13). É por isso que a chamamos inspirada. E nós, com rosto descoberto (2 Cor 3:18) contemplamos o rosto do Senhor registrado em nosso interior pelo Batismo e nos tornamos, gradualmente, parecidos como ele (Rev. J. Kaczmarek C. M).

Texto traduzido pelas Irmãs de Jesus Misericordioso, retirado do portal da Paróquia ŚW.STANISŁAWA BM WLOCLAWEK.