“O Espírito de Deus desperta a Divina Misericórdia em mim e em você, um dom que precisamos a fim de realizarmos nosso ministério como testemunhas. Ele acende um fogo em nós para que ofereçamos Cristo ao mundo”, disse Ulf Ekman, o convidado do último encontro da conferência espiritual “Por nós e pelo mundo inteiro” antes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

O último encontro da conferência espiritual “Por nós e pelo mundo inteiro” antes da JMJ no Santuário da Divina Misericórdia em Łagiewniki começou com a oração do Terço da Divina Misericórdia em cinco idiomas. Em seguida, como parte do projeto “Cidade dos Santos”, foi apresentada a figura da patrona do encontro – Santa Faustina Kowalska – no contexto das obras de misericórdia abordadas no encontro: assistir aos enfermos e suportar com paciência as fraquezas do próximo. Depois, os anfitriões Tomasz Adamski e Mateusz Ochman conversaram com Ulf Ekman, um teólogo e missionário sueco.

cracovia1

Uma experiência intensa

Ulf Ekman contou por que, após um longo tempo como pastor luterano, ele converteu-se ao Catolicismo.

“Eu sentia que tanto na minha vida quanto em nosso trabalho estava faltando algo, e isto estava conectado com as bases, e também com a pergunta que apareceu no meu coração ‘qual é a essência da Igreja?’. As perguntas não me davam paz. Eu precisava de respostas e as encontrei, mas em lugares onde eu não esperava. Quando eu tinha algum problema com o trabalho pastoral, eu encontrava a resposta nos livros católicos dedicados a este tópico e em meu coração eu não queria seguir nessa direção. Porém, mais e mais eu via o tesouro que é a Igreja Católica e que neste tesouro existem respostas para muitas perguntas. Neste período eu e minha esposa conhecemos muitos católicos, pessoas cheias de vida, que eram amáveis e isso teve um grande impacto em nós. Eu venho da Suécia, onde a Igreja Católica não é nem mesmo visível no horizonte, e é por isso que Deus nos enviou para o exterior por pouco tempo para que descobríssemos a beleza da Igreja Católica”.

Ele percebeu que ser católico é uma experiência muito forte devido à possibilidade de receber os sacramentos: Penitência, Crisma, Eucaristia.

“A Eucaristia é Jesus em Sua Divindade e humanidade: em Seu corpo e sangue. Sua Alma e Divindade vêm até mim e isto é o centro da Igreja. Para mim, isto é algo único, me enche de alegria e tremor, porque se isto é realmente Cristo, então eu preciso me voltar para Ele com total atenção e todo amor quando eu vou receber a Eucaristia”, disse.

cracovia2Deus o ama

O convidado do encontro falou sobre o seu primeiro encontro com a figura de Santa Faustina, que ele conheceu por acaso graças a um livro que ele encontrou sobre a Santa. Ele também falou sobre a Divina Misericórdia, sem a qual nós não existimos como cristãos.
“Quando Deus revela a Sua graça e misericórdia, nossa vida muda drasticamente. Nós somos envolvidos por Seu amor sobrenatural, bondade e graça. Isso cura o seu interior profundamente e mesmo se você não sente isso emocionalmente o tempo inteiro, esta experiência e consciência de que Deus o ama, que Ele o aceita como um filho, proporciona tal cura e força interior, tal paz e confiança, que você se abre para um direção completamente nova”, disse Ulf Ekman.

Fonte: JMJ Cracóvia 2016