Depois do término da Segunda Guerra Mundial, a propagação da Devoção à Divina Misericórdia, por iniciativa dos Padres Marianos, acelerou-se. A princípio, nos Estados Unidos, depois, na Inglaterra e em Portugal, onde foram criados centros de divulgação chamados Apostolados da Divina Misericórdia.

Sabe-se que, em 1949, entre outros livretos em português e espanhol já circulava no Brasil o livreto “Jesus confiamos em Vós” ‒ uma tradução da obra do confessor da Irmã Faustina, Padre Józef Andrasz, SJ, editado, com aprovação eclesiástica, em Bragança Paulista.

JEZU_UFAM_TOBIE

Os Padres Marianos, que deram início a missão brasileira em 1964, desde o início propagaram essa Devoção, apoiando-se nos textos originais providenciados pelo Apostolado dos Estados Unidos. E, desde 1980, dedicou-se exclusivamente e por muitos anos a divulgação da Devoção à Divina Misericórdia, como uma retribuição de gratidão a Deus, e como uma via de evangelização, o Padre Andrzej Krzymyczek. “Um dos profundos motivos dessa sua consagração a divulgação desse culto foi a graça ‒ alcançada mediante a oração a Jesus Misericordioso ‒ de uma renovação da sua vida sacerdotal e da sua confiança em Deus, apesar dos graves problemas de saúde”.

No ano de 1981 o Padre André teve acesso ao Diário da Irmã Faustina, oferecido a ele pelo Padre Seraphim Michalenko, MIC. Esse Diário teve a sua primeira edição, não na Polônia, mas nos Estados Unidos, em 1981, porque a Polônia não tinha condições de imprimir livros – devido à dominação comunista.

FAUSTYNA_PATRONIA primeira edição foi feita como resultado da colaboração dos Padres Marianos dos EUA e as Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia. O Padre André trouxe esse Diário de Roma junto com um grande entusiasmo – com o qual deu início ao Apostolado da Misericórdia no Brasil. Foi por meio dele que a Devoção à Misericórdia Divina tornou-se conhecida em nosso país. Devido a constante fidelidade e generosidade desse sacerdote que a Devoção se espalhou pouco a pouco em todos os estados brasileiros, por meio dos materiais de divulgação que ele publicava em seus retiros.

Em 1982, o Padre André foi o responsável pela publicação da primeira edição brasileira do Diário de Santa Faustina. Foi também ele quem elaborou, naquele mesmo ano, o conteúdo do livreto Novena à Divina Misericórdia. Hoje esse novenário encontra-se em sua 22ª edição e o Diário de Santa Faustina em sua 41ª edição.

A comunidade brasileira dos Padres Marianos assumiu a propagação da Devoção a Divina Misericórdia como missão fundamental. Em todas as paróquias que dirige é entronizado o Quadro de Jesus Misericordioso, celebra–se com especial zelo a Festa da Divina Misericórdia, antecedida pela Novena – que é rezada também em todas as sextas-feiras do ano, como uma novena perpétua.

Festa da Divina Misericórdia 2016

Festa da Divina Misericórdia 2016

A Província dos Padres Marianos no Brasil, erigida em 8 de setembro de 1998, tem oficialmente em seu nome ‒ Província Brasileira da Divina Misericórdia ‒ evidenciando da intrínseca relação dos Marianos com a propagação da devoção à Divina Misericórdia, dimensão integrante do seu carisma.

11_diario_santa_faustina