Durante a vigília na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Cracóvia, Polônia, serão apresentados aos peregrinos cinco testemunhos, entre os quais, o da Comunidade Católica Jesus Menino, da Diocese de Petrópolis (RJ), representando as Américas. Para o fundador da comunidade, Antônio Carlos Tavares de Mello – conhecido como Tonio –, “será uma oportunidade para mostrar o rosto da misericórdia através das pessoas com deficiência”.

A Jesus Menino, fundada em 1990, é uma comunidade católica de vida consagrada que tem como carisma acolher Jesus Menino presente nas pessoas com deficiências, as quais são adotadas pelo fundador e criadas como filhos em família e em comunidade. Atualmente, é também referência no trabalho em defesa da vida e contra o aborto.

comunidade-jesus-menino

O fundador da Comunidade lembrou que tudo começou com uma entrevista concedida certa vez na Alemanha. “A jornalista achou que seria bom enviar aquele conteúdo para o Comitê da JMJ. Foi o que fez e depois fomos convidados para essa participação. Não esperávamos”, expressou.

Em Cracóvia, a Jesus Menino será representada por seis pessoas, entre elas o fundador e dois filhos da Comunidade, Felipe e Alex.

“No nosso testemunho – adiantou Tonio –, falaremos como a Comunidade nasceu, qual a definição na Igreja, com sua missão de trazer Maria e José na nossa missão de adotar pessoas deficientes. Vamos falar de nossos 40 filhos e como vivemos ‘Nazaré’ no nosso dia a dia, com a oração, a vivência e o trabalho. Também falaremos em defesa da vida, principalmente da pessoa com deficiência”.Comunidade_Jesus_Menino_com_o_Papa

Para complementar o testemunho, Felipe e Alex cantarão uma canção intitulada ‘Toda vida é um dom’. “Essa música irá somar na nossa mensagem, porque toda pessoa é sagrada, é um dom e deve ser amada e respeitada, independentemente de ser ou não deficiente. Além disso, será um impulso contra o aborto, pois vamos mostrar o valor da vida”, acrescentou.

Além disso, será apresentado um vídeo apresentando o que é a Comunidade Jesus Menino, seu carisma e o seu dia a dia.

Assim, Tonio afirmou que, durante a JMJ, poderão apresentar como vivem “a misericórdia na Jesus Menino” e, com isso, mostrar também a importância da vida consagrada e das novas comunidades, com seus diferentes carismas, dentro da Igreja.

“Então, vamos tocar na família, na inclusão, na vida consagrada, na vocação de homens e mulheres, na defesa da vida”, sintetizou.

Uma resposta de Deus

Para a Comunidade Jesus Menino, declarou Tonio, o convite para participar da JMJ “foi uma resposta de Deus nesses 26 anos de caminhada” e algo que “alegrou o nosso coração”.

Fonte: Acidigital