missa01.02-740x493

Foto: Copyrigth Osservatore Romano

O Papa Francisco, em sua homilia na primeira missa realizada em fevereiro na capela da Casa Santa Marta, destacou que a humildade é o caminho da santidade. Ele refletiu sobre a história do Rei Davi que consciente de seu pecado, aceita a humilhação confiando no Senhor. Francisco explicou que Deus perdoa o pecado, “mas as feridas de uma corrupção dificilmente se curam”.

O Rei Davi “está a um passo de entrar na corrupção”, mas o profeta Natã, enviado de Deus, lhe faz entender o mal que havia feito. Francisco recordou que David é pecador, mas não corrupto, porque, “um corrupto não se dá conta de que é corrupto”. E explicou que “é necessária uma graça especial para mudar o coração de um corrupto” e David, que tinha o coração nobre, reconhece a sua culpa. Nathan diz: “O Senhor perdoa o seu pecado, mas a corrupção que você semeou crescerá. Você matou um inocente para encobrir um adultério. A espada nunca se distanciará de sua casa”.

Por isso, o Santo Padre afirmou que “Deus perdoa o pecado, Davi se converte, mas as feridas de uma corrupção dificilmente se curam. Vemos isso em muitas partes do mundo”, acrescentou ele. David deve enfrentar o filho Absalão, que faz guerra contra ele. Mas o rei reúne o seus e decide deixar a cidade e permite à Arca de voltar, não usa Deus para se defender. Ele vai embora “para salvar o seu povo”. “Este é o caminho de santidade que Davi, depois daquele momento em que entrou na corrupção, começa a percorrer”.

O Papa continuou sua homilia recordando que David chorando e com a cabeça coberta, deixa a cidade e tem que o segue para insultá-lo. Entre estes, Semei, “chamado de sanguinário”. David aceita isto porque, como disse o Papa, “se amaldiçoa, foi porque o Senhor”, lhe disse.

O Papa continuou explicando que “David sabe reconhecer os sinais: é o momento da humilhação, é o momento no qual ele está pagando sua culpa”. E acrescentou: “Este é o percurso de Davi, do momento da corrupção a esta entrega às mãos do Senhor. E esta é santidade. Esta é humildade”.

“Eu – continuou Francisco – penso que cada um de nós, se alguém nos diz algo, uma coisa feia, de imediato procuramos dizer que não é verdade”. Ou fazemos como Semei: “Damos uma resposta ainda pior”.

Por outro lado, o Santo Padre esclareceu que “a humildade pode chegar somente a um coração por meio das humilhações. Não há humildade sem humilhação, e se você não for capaz de ter algumas humilhações na vida, não será humilde”.

Por fim, o Papa destacou que “a única estrada para a humildade é a humilhação. O fim de Davi, que é a santidade, chega por meio da humilhação. O fim da santidade que Deus dá a seus filhos, presenteia à Igreja, vem por meio da humilhação de seu Filho, que se deixa insultar, que se deixa levar à Cruz, injustamente. E este Filho de Deus que se humilha –concluiu Francisco – é o caminho da santidade. E Davi, com a sua atitude, profetiza esta humilhação”.

O Bispo de Roma convidou a pedir ao Senhor “a graça, para cada um de nós e para toda a Igreja, a graça da humildade, mas também a graça de compreender que não é possível ser humilde sem humilhação”.

Fonte: Zenit