the-immaculate-conception-bartolome-esteban-murillo[8]

A especificidade do nosso carisma – Padres Marianos –  expressa o mistério da Imaculada Conceição, que desde o princípio – conforme a vontade do fundador, Pe. Estanislau Papczynski, foi e é “um sinal próprio, força e alegria da vocação mariana”. O mistério da Imaculada Conceição determina o nosso caminho carismático na Igreja. Este mistério é de tal modo inspirador que envolve toda a nossa vida, e o enriquecimento do carisma consistiria em um contínuo aprofundamento deste mistério. A nossa Congregação desde o início experimentou o poder de Deus misericordioso o que aparece claramente na fundação, na sobrevivência e renovação. Uma tentativa de aproximar-nos desta verdade mariana, descobrir alguns caminhos para inspiração da nossa vida espiritual e apostolado.

Maria Imaculada e a volta para a “pátria trinitária”. Olhando com amor o mistério da Imaculada Conceição desvenda-se diante de nós a imagem de Deus Trino, que em Maria realiza “a grande obra da salvação”, isto é, a preservação do pecado original e acumula de plenitude da graça. A imagem daquela que mais que qualquer ser criado, “conheceu” e “experimentou o mistério da Santíssima Trindade. É AQUELA, cujo exemplo conduz os cristãos para um conhecimento cada vez mais profundo da Santíssima Trindade e para um redescobrir a verdadeira face de Deus.

A imaculada Conceição, dom e obra da SS. Trindade. Por esse nascimento de Maria no fulgor da Imaculada Conceição adoramos a SS. Trindade. Adoramos e agradecemos. Nesse mistério revela-se de maneira particular a admirável iniciativa do Pai, a salvífica ação do Espírito Santo e perfeita redenção realizada por Cristo.

“Cheia de graça” – ícone do amor de Deus Trino. Pelo dom “cheia de graça”, o dom único Maria recebe a “mais” plena participação no eterno Mistério, na vida íntima do Pai do Filho e do Espírito Santo. “Kecharitomene” não significa somente “plena de graça”, mas também “totalmente transformada”, “traspassada pela graça”. Maria, portanto é totalmente traspassada do amor de Deus, consolidada nele sem sobra, toda como criada de amor: de amor do Altíssimo.

A Imaculada Conceição e um “lugar”, onde A SS. Trindade “encontra-se” com a história humana, a transforma e anuncia novos tempos. Maria como “cheia de graça” (kacharitomene) fala sobre o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, torna-se como a “epifania” (revelação) do amor misericordioso da Trindade. A contemplação da Imaculada não se reduz somente a admiração da pessoa de Maria, mas conduz para descobrimento da face de Deus generoso e misericordioso e ensina a atitude de gratidão diante da sua admirável ação. O amor de Deus manifesta-se na Providência, na contínua vigilância sobre a beleza do ser humano, que em contato com o pecado do mesmo ser humano se revela como misericórdia. Essa convicção conduz a coragem de ser cristão, e forma a postura de coragem perante tudo que nos traz o mundo. “Se Deus está conosco quem será contra nós” A imaculada Conceição é um Dom fascinante e belo, mas também uma tarefa extremamente difícil. Não, portanto de admirar que o fundador dos Padres Marianos repetisse todo dia: A imaculada conceição da Virgem Maria, seja a nossa salvação e proteção.

Baseado em artigo do Pe. Janusz Kumala, MIC