Na Santa Missa presidida pelo Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 11/06, na Capela Santa Marta, o Santo Padre falou em sua homilia sobre a evangelização. Francisco dá destaque às três dimensões que a evangelização tem: o anúncio, o serviço e a gratuidade.

Inspirando-se nas leituras do dia, o Pontífice esclarece que o Espírito Santo é o protagonista do anúncio, que não apresenta uma simples pregação ou a transmissão de algumas ideias, mas é um movimento dinâmico capaz de transformar os corações, graças à ação do Espírito.

“Vimos planos pastorais bem feitos, perfeitos, mas que não eram instrumento de evangelização, incapazes de transformar os corações. Não é uma atitude empresarial que Jesus nos manda ter, com uma atitude empresarial, não. É com o Espírito Santo. Isso é coragem. A verdadeira coragem da evangelização não é uma teimosia humana, assim… Não. É o Espírito Santo que nos dá coragem e leva você em frente”, comenta Francisco.

A segunda dimensão da evangelização destacada pelo Papa, é a do serviço, oferecido também nas pequenas coisas. “Nós podemos anunciar coisas boas, mas sem serviço não é anúncio, parece, mas não é. Porque o Espírito não somente leva você me frente para proclamar as verdades do Senhor e a vida do Senhor, mas leva você também aos irmãos, irmãs, para servi-los. Também nas coisas pequenas. É feio quando nos deparamos com evangelizadores que se fazem servir e vivem para serem servidos. É feio. São como príncipes da evangelização”, afirma o Pontífice.

Por fim, a gratuidade, porque ninguém pode redimir-se pelos próprios méritos. “Gratuitamente recebestes, gratuitamente deveis dar”, cita o Papa. “Todos nós fomos salvos gratuitamente por Jesus Cristo e, portanto, devemos dar gratuitamente. Os agentes pastorais da evangelização devem aprender isto, a vida deles deve ser gratuita, a serviço, ao anúncio, conduzidos pelo Espírito. A própria pobreza os impele a abrirem-se ao Espírito”.

Fonte: Vatican News