Saiba mais sobre o significado e a importância das relíquias

Do Santo Graal que Cristo usou na Última Ceia até um frasco com o sangue de São João Paulo II, as relíquias cativam e atraem os católicos há muitos séculos. Mas o que são e porque são importantes?

O Padre José de Jesus Aguilar, diretor de Arte Sacra da Arquidiocese Primaz do México, explicou que, para compreender a importância da devoção às relíquias deve-se entender primeiramente “o pensamento do ser humano”.

Importancia de la veneración de las reliquias

¿Cuál es la importancia de la veneración de las reliquias para los católicos?Síguenos en EWTN Noticias

Publicado por EWTN Noticias em Domingo, 2 de setembro de 2018

VENERAÇÃO

“Há muitos lugares aonde as pessoas vão para ver a guitarra de Jim Morrison, a roupa de Michael Jackson ou o piano de Beethoven, assim como alguns túmulos de pessoas famosas ou importantes onde recebem certa veneração”, assinalou.

“A mesma coisa acontece no mundo da fé. Para o homem católico, os santos, que são os grandes heróis, as pessoas do jet-set, as pessoas que são muito admiradas, e também são veneradas”.

SIGNIFICADO

Pe. Aguilar assinalou que “a palavra relíquia em latim significa ‘o que resta’, por isso significa particularmente o corpo de uma pessoa”.

“De fato, as relíquias deram origem às basílicas, como no caso de São Pedro”.

Com o passar do tempo, assinalou, as relíquias passaram a ser não só os corpos dos santos, “mas também os objetos que o santo usou, ou os lugares onde esteve”.

Deste modo, explicou, “as relíquias começaram a ser classificadas por classes: primeiro grau, o corpo dos santos; segundo grau, algo que pertenceu ao santo ou os lugares onde viviam; e terceiro grau, os objetos que o santo tocou ou que foram tocados por uma relíquia de primeira, segunda classe”.

Declarações ao Grupo ACI / EWTN Notícias
ACIDIGITAL


VEJA TAMBÉM:

Conheça as Relíquias dos grandes divulgadores da Obra da Misericórdia Divina