file_109048_fatima
Maio é tradicionalmente conhecido como o mês de Maria, quando se celebra Nossa Senhora de Fátima – 13 de maio. Por esta razão, o Santuário de Fátima, em Portugal, está editando um novo guia de oração para este período, intitulado “Feliz de ti que acreditaste. Itinerário de oração com Maria para o mês de maio”.

Na nota introdutória do livro, o reitor do Santuário, Pe. Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas, indica que o guia “pretende ser um auxílio para uma fecunda e frutuosa vivência do ‘mês de Maria’: um guia para a oração comunitária ou feita individualmente, em pequenos grupos ou na comunidade familiar; uma proposta diária de meditação da Palavra de Deus e de oração”.

Conforme explica o site do Santuário, o livro propõe um percurso orante a partir da meditação de trechos bíblicos que focam a figura de Maria e o seu percurso de fé. Inspirado nas palavras da visitação de Maria a sua prima Isabel, o guia exalta a grandeza de sua fé, proclamando-a Bem-aventurada.

Baner-mes_de_maio
Dividido em três partes, a obra também busca contribuir com mais profundidade para a celebração do Centenário das Aparições de Fátima.

Com o título “«O meu Imaculado Coração será o caminho que te conduzirá até Deus». 31 dias ao ritmo de Maria”, a primeira parte traz um itinerário diário de oração a partir de um texto bíblico que guia pelo percurso de fé da Virgem Maria, exposto em três etapas: a eleição por Deus, o compromisso frutífero com os desígnios de Deus e o renascer como nova criatura pela mão de Deus.

A segunda parte, “«Continuem a rezar o terço». Propostas para a celebração comunitária”, é uma exortação à oração comunitária do santo terço. É apresentado um texto explicativo sobre o modo de rezar o terço e uma meditação sobre os mistérios do Rosário. Além disso, traz uma proposta para a conclusão do mês de Maria, com procissão das velas.

“«Quem é vossemecê?». Contributos para a reflexão sobre a figura de Maria” é o título da terceira parte do guia. Nela são oferecidos trechos de documentos do magistério da Igreja sobre os principais temas deste livro. O capítulo VIII da constituição dogmática Lumen Gentium aborda a figura de Maria; uma seleção da Rosarium Virginis Mariae, de João Paulo II, fala sobre a oração do Rosário; e textos do Papa Emérito Bento XVI refletem sobre Fátima.

Por fim, a obra é concluída com um texto que procura apresentar, de forma sintética, a mensagem de Fátima.

Este guia de orações estará disponível no final desta semana.

Fonte: Acidigital