São José, rogai por nós!

Hoje, 19 de março, celebramos o dia de São José, esposo de Maria e pai adotivo de Jesus. Este Santo assumiu com humildade a missão que o Senhor que lhe confiou, e soube compreender que toda paternidade tem como fonte a paternidade divina. São José é o exemplo do homem de Deus, humilde, obediente e justo, que viveu pela fé, e nos ensina a amar a Deus e cumprir a Sua Santa vontade.

Maria-e-Jose

O professor Felipe Aquino em seu texto: Quem foi São Jose? explica que na história da salvação, coube a este Santo dar a Jesus um nome, fazendo-O descendente da linhagem de Davi, como era necessário para cumprir as promessas divinas. A José coube a honra e a glória de dar o nome a Jesus na Sua circuncisão. O Anjo disse-lhe: “Ela dará à luz um filho e tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,21).

Felipe Aquino também afirma:

“São José foi pai verdadeiro de Jesus, não pela carne, mas pelo coração; protegeu o Menino das mãos assassinas de Herodes o Grande, e ensinou-lhe o caminho do trabalho. O Senhor não se envergonhou de ser chamado ‘filho do carpinteiro’. Naquela rude carpintaria de Nazaré Ele trabalhou até iniciar Sua vida pública, mostrando-nos que o trabalho é redentor.

A vida desse grande santo da Igreja é exemplo para todos nós. Num tempo de crise de autoridade paterna, na qual os pais já não conseguem “conquistar seus filhos” e fazerem-se obedecer, o exemplo do Menino Jesus, submisso a seu pai, torna-se urgente. Isso mostra-nos a enorme importância do pai na vida dos filhos. Se o Filho de Deus quis ter um pai, ao menos adotivo, neste mundo, o que dizer de muitos filhos que crescem sem o genitor? O que dizer de tantos “filhos órfãos de pais vivos” que existem no Brasil, como nos disse aqui mesmo em 1997 o Papa João Paulo II? São José é o modelo de pai presente e atencioso, de esposo amoroso e fiel.

Celebrar a festa de São José é lembrar que a família é fundamental para a sociedade, é celebrar a santidade, a espiritualidade, o silêncio profundo e fértil.”

são-josé

Que inspirados por São José, possamos seguir seu o exemplo. São José, valei-nos!