Preparando o caminho para a vivência do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Conselho para a Promoção da Nova Evangelização apresentou recentemente oito textos oficiais sobre a Misericórdia. Sob o título “Misericordiosos como o Pai” -que é o lema do tempo jubilar-, a coleção trata a Misericórdia a partir do aspecto bíblico, histórico, espiritual e pastoral.

Textos sobre a Misericórdia são publicados como preparação ao Jubileu Extraordinário 1.jpg

Os títulos dos livros que constituem a coletânea foram apresentados inicialmente em italiano, eles abordam os seguintes temas: “Celebrar a Misericórdia”, “Os Salmos da Misericórdia”, “As Parábolas da Misericórdia”, “A Misericórdia nos Padres da Igreja”, “Santos na Misericórdia”, “Os Papas e a Misericórdia”, “As obras de Misericórdia corporal e espiritual” e “A Confissão, Sacramento da Misericórdia”. A impressão de toda a coleção foi encomendada à editora San Pablo na Itália, que já publicou os três primeiros volumes.

Por meio desta proposta editorial se pretende que as Dioceses, comunidades religiosas, movimentos eclesiais e peregrinos tenham elementos de fácil acesso, assim como formativos, para viver com maior plenitude o Ano Santo da Misericórdia. Por isso seus conteúdos estão dirigidos para sua fácil compreensão, mas também para a meditação e reflexão pessoal. Além disso, foram pensados como instrumentos pastorais para encontros, catequeses e celebrações.

Textos sobre a Misericórdia são publicados como preparação ao Jubileu Extraordinário 2.jpgEntre as obras, o website oficial do jubileu recomenda especialmente o livro “Celebrar a Misericórdia”, já que oferece indicações em detalhe sobre como viver e celebrar o Ano Santo nas Igrejas particulares, com propostas de ritos de abertura e de encerramento da Porta Santa da Misericórdia, que foram previstos pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e aprovados pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.

Além dos oito textos que constituem a coleção, recentemente também foi apresentado o livro ‘Gli Anni Santi nella Storia della Chiesa’ – “Os Anos Santos na História da Igreja”- de autoria de Dom Rino Fisichella, Presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização, dicastério vaticano a cargo da organização e promoção do Ano Santo da Misericórdia.

O livro, publicado inicialmente em italiano pela Librería Ediretrice Vaticana, percorre as Bulas Pontifícias dos anos jubilares convocados na história da Igreja a partir do Papa Bonifácio VIII, até Francisco.

E é que precisamente a Misericórdia é um mistério que temos que contemplar. Como diz o Papa Francisco na Bula ‘Misericordiae Vultus’ com a qual convocou o Jubileu Extraordinário: “Sempre temos necessidade de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria, de serenidade e de paz. É condição para nossa salvação. Misericórdia: é a palavra que revela o mistério da Santíssima Trindade. Misericórdia: é o ato último e supremo com o qual Deus vem ao nosso encontro. Misericórdia: é a lei fundamental que habita no coração de cada pessoa quando olha com olhos sinceros ao irmão que encontra no caminho da vida. Misericórdia: é a via que une a Deus e o homem, porque abre o coração à esperança de ser amados para sempre não obstante o limite de nosso pecado”.

Os livros da coleção se encontram disponíveis nas livrarias católicas da Itália com um preço de €7.90 cada um. A obra de Dom Fisichella está disponível a €18 na Libreria Editrice Vaticana. (GPE/EPC)

Fonte: Gudiumpress.org