“Santo Antônio seguidor de São Francisco”

Reflexão

Sabemos que Santo Antônio era um frade franciscano; fazia parte da Ordem dos Frades Menores, fundada por São Francisco de Assis. São Francisco tinha um grande amor por frei Antônio, chamando-o de “meu vigário”, “meu bispo”… A pedido de São Francisco, Frei Antônio foi o primeiro a ensinar a Sagrada Teologia aos seus irmãos. Em vida, esses dois foram grandes companheiros e irmãos.

Mesmo depois de sua morte, o Poverello de Assis continuou a acompanhar seu servo. Certo dia, frei Antônio estava pregando em um Capítulo das Esteiras, uma grande reunião dos frades quando, na porta de entrada, apareceu o Pai da Ordem dos Menores.

Numa outra vez, apareceu a um jovem frade uma multidão de santos. Dentre eles havia dois que estavam resplandecentes de beleza, vestidos com finos tecidos e envoltos em um grande luzeiro e, havia um que ia ao fim da procissão, o qual parecia um cavaleiro novo, o mais honrando que todos. O jovem frade, confuso, logo perguntou: quem eram aqueles que iam cercados de claridade? Quem eram aquelas pessoas maravilhosas? E responderam-lhe: “Estes são: São Francisco e Santo Antônio e o último é um frade que morreu recentemente. Estas belas roupas que trajamos foram-nos dadas por Deus em troca das ásperas túnicas que com paciência suportamos na Ordem; e a gloriosa claridade que vês em nós, foi-nos dada por Deus pela humildade e paciência e pela santa pobreza e obediência e castidade as quais observamos até o fim”.

Em Santo Antônio, vemos vivo o ideal, o modo de vida de Francisco de Assis, e seus irmãos menores.

Oração

Ó glorioso Santo Antônio, grande imitador dos Apóstolos, ajudai-nos a seguir sem medo os caminhos do Evangelho, vivido por São Francisco e por ti mesmo. Ensina-nos a viver o amor a Deus e ao próximo. Fazei que sejamos instrumentos de paz, principalmente junto às pessoas e lugares conflituosos. Dai-nos viver de todo o coração e com toda a alma, aqui na terra, a alegria do Evangelho, e assim, chagarmos felizes no céu, na companhia de nosso Pai São Francisco, contigo e Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

Rogai por nós, ó glorioso Santo Antônio, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.

Bênção

Eis a Cruz †do Senhor. Afastem-se de vós todos os inimigos da salvação. Porque venceu o Leão da tribo de Judá, descendente de Davi, Jesus Cristo Nosso Senhor. Amém!

Fonte: Fraternidade Franciscana