bible-lectioNa Igreja Católica existe um método tradicional de ler a Sagrada Escritura e fazer a experiência viva de diálogo com Deus, que nos fala e que devemos aprender a escutar, e permitir que nos conduza para a plena comunhão com Ele. A Lectio Divina não se reduz a um estudo bíblico, é, antes, experiência de Deus, é uma prática cotidiana não apenas dos monges, mas acessível a todo cristão.

Se você quer percorrer essa peregrinação orante, procure um lugar tranquilo de preferência onde esteja solitário, livre de ruídos e de tudo aquilo que possa levá-lo à distração. Escolha um texto da Sagrada Escritura. Pode ser o Evangelho do dia. Hoje utilizaremos a passagem da mulher adúltera (João 8,1-11). Coloque-se em uma postura confortável, acalme-se, respire fundo, peça a presença do Espírito Santo para iluminá-lo e dar-lhe a graça de um coração atento para ouvir a voz de Deus.

mulher-adulteraAo ler a passagem permita que em tua imaginação se desenvolva a cena dos escribas e fariseus apresentando para Jesus a uma mulher surpreendida em adultério, pecado que segunda a Lei Mosaica devia ser castigado com o apedrejamento até a morte. Os escribas e fariseus queriam não somente apedrejar essa mulher, mas colocar Jesus à prova. Jesus, conhecendo o que havia em seus corações inclina-se e começa a escrever com o dedo no chão. O significado desse gesto e o que ali escrevia é uma pergunta que o Evangelho deixa para cada um de nós respondermos. Como eles esperavam indagando sua resposta, Jesus levanta e diz: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar a pedra!” Começaram a sair, começando pelos mais velhos. Por fim, Jesus fica a sós com a mulher. Então, estabelece com ela um diálogo maravilhoso: “Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém, Senhor” Então Jesus disse: “Nem eu te condeno. Vai, e de agora em diante não peques mais”.

 Esta é apenas uma narração, convido a ler na íntegra o Evangelho em que este fato foi escrito (Jo 8,1-11), siga os seguintes passos:

  • Leitura (Lectio), leia calmamente a passagem, sem pressa de prosseguir nos versículos – não é necessário que a leitura seja feita até o fim – assim que se sentir tocado por alguma das palavras ou frases, é momento de parar.
  • Ruminação (Ruminatio), releia – se necessário – ou atento à palavra ou cena que te chamou atenção, coloque-se no lugar do personagem, imagine-se na cena. Qual a lição que encontra nisso para a tua vida? Já fez as vezes de escriba ou fariseu na vida de alguém, condenando-os? Sente-se como a mulher adúltera? Peça perdão ao Senhor! Ou você precisa oferecer o perdão a alguém? “Como é difícil muitas vezes perdoar! E, no entanto, o perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração.” (Bula Misericordiae Vultus, n.10.)
  • Oração (Oratio), no passo anterior permitimos que Deus fale conosco através da Palavra, agora é momento de falarmos para Ele de tudo aquilo que despertou em nós sentimentos e desejos de mudanças. Sejamos sinceros, tiremos as ‘máscaras’. Diga e peça tudo o que desejar, deixe brotar do seu coração uma oração simples e genuína, confiante na misericórdia do Pai.
  • Contemplação (Contemplatio), neste momento é necessário silenciarmos e permanecermos com a presença amorosa e misericordiosa de Deus sem nada pedir ou agradecer, simplesmente sentir-se fortalecidos por Ele.

Que a Palavra de Deus seja a força, o sustento e alegria da nossa vida!

 

Ir. Gabriel da Divina Misericórdia, MDM
Monge da Divina Misericórdia