No dia 12 de dezembro de 2014 ‒ festa de Nossa Senhora de Guadalupe ‒ os Monges Trapistas do Mosteiro Nossa Senhora do Novo Mundo, localizado em Campo do Tenente – PR, realizaram no Santuário da Divina Misericórdia a renovação de seus votos monásticos (segundo a Regra de São Bento: conversão dos costumes, obediência e estabilidade). A visita ao Santuário teve um caráter de peregrinação para eles, uma vez que não costumam sair comunitariamente do mosteiro, exceto por esta ocasião solene celebrada uma vez por ano. A decisão da comunidade por adotar esta prática em outros lugares partiu de uma parecida tradição que há em sua “Casa-Mãe”, o Mosteiro de Nossa Senhora de Genesee, no estado de Nova York, Estados Unidos. Como a Ordem Cisterciense (e, nela, cada mosteiro e cada monge em particular) é toda consagrada à Virgem Maria, é costume dessa comunidade fazer a renovação dos votos em alguma data mariana. Assim, na “Casa-Filha” a solenidade é celebrada tanto em festas marianas quanto em um santuário dedicado à Nossa Senhora.

A ideia de, neste ano, renovarem sua consagração no Santuário da Divina Misericórdia surgiu a convite dos Padres Marianos, com quem a comunidade Trapista de Campo do Tenente nutre uma verdadeira amizade. Além disso, os monges sentem um profundo apreço pela mensagem e pelo apostolado da Divina Misericórdia, tão importante para os tempos atuais.

Para os monges, realizar esta renovação em outro lugar faz lembrar a dimensão eclesial de sua vocação: oferecer-se a Deus em uma vida de trabalho, contemplação e intercessão pelos cristãos e pelo mundo. Para nós, leigos, é sinal de unidade em meio à diversidade de dons e talentos comunicados pelo Espírito através dos vários carismas presentes no Corpo Místico de Cristo ‒ a Igreja. É também, a exemplo de São João Batista, “uma voz que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor”, lembrando-nos de que é no silêncio da oração e na harmonia do canto que elevamos nossas almas a Deus e n’Ele somos transformados à imagem de Seu Filho.

Maisa Ribeiro Alves da Silva

Monjes Trapistas renovam os votos no Santuário da Divina Misericórdia