Há exatos 38 anos, no dia 05 de julho de 1980, João de Deus ou Papa João Paulo II (o Papa da Misericórdia), chegava a capital paranaense. Em visita ao Brasil, percorrendo quase todas as capitais do país, após passar pela cidade de Porto Alegre, o Pontífice desembarca em solo curitibano.

Recebido pelas autoridades locais, São João Paulo II percorreu as ruas de Curitiba até chegar ao Estádio Couto Pereira, local para onde falou para mais de 60 mil pessoas.

Após o pronunciamento, João Paulo II viu algumas apresentações artísticas, incluindo danças polonesas. O Papa também visitou uma casa genuinamente polonesa e disse na ocasião estar feliz e apaixonado por Curitiba, por ser uma cidade que abraça todas as culturas e todos os povos.

No dia seguinte, em 06 de julho de 1980, o sucessor de Pedro, presidiu a Santa Missa no Centro Cívico de Curitiba. Estimasse que aproximadamente 700 mil pessoas participaram da celebração. Após a missa, João Paulo II, em conversa com o arcebispo emérito de Curitiba, Dom Pedro Fedalto, comparou a missa celebrada em Curitiba, com a missa do Dia de Pentecostes em Jerusalém, onde se encontram povos de todas as nações.

Após a visita do Pontífice, a cidade ganhou um bosque que leva o seu nome como homenagem. São João Paulo II foi o segundo Papa com o maior pontificado do mundo, permanecendo 26 anos no lugar de Pedro. O primeiro foi o Papa Pio IX, que teve 31 anos de papado.

No ano de 1997, após 17 anos da sua primeira visita ao Brasil, o Papa da Misericórdia retorna ao país. Foi sua última visita antes do seu falecimento em abril de 2005. Até os dias atuais, sua visita e suas obras de amor e misericórdia são recordadas pelo mundo, de maneira especial em Curitiba, cidade que contém um grande número de descendentes de poloneses.