No dia 28 de maio de 1977, o então Padre Joseph Ratzinger foi ordenado Bispo na Catedral de Munique, capital da Alemanha. Hoje completa-se 41 anos deste momento especial na vida do Papa Emérito Bento XVI. Entre os principais consagrantes do novo pastor estavam o Bispo de Wuzburg, Dom Josef Stangl, o Bispo de Regensburg, Dom Rudolf Graber, e o Bispo Auxiliar de Munique, Dom Ernst Tewes.

Entre as importantes missões que desempenhou a serviço da Igreja, destaca-se que, em 1962, participou do Concílio Vaticano II como consultor teológico do então Arcebispo de Colônia (Alemanha), Cardeal Joseph Frings. Além disso, serviu durante muitos anos como Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Presidente da Pontifícia Comissão Bíblica e da Pontifícia Comissão Teológica Internacional, assim como Decano do Colégio Cardinalício.

Em 11 de fevereiro de 2013, anunciou sua renúncia ao pontificado, que entrou em vigor no dia 28 do mesmo mês. Atualmente, Joseph Ratzinger vive no mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde se dedica à leitura e à oração. O Pontífice Emérito apareceu várias vezes em público desde a sua renúncia em 2013.