Neste mês de julho, os fiéis e religiosos brasileiros recordam a visita do Papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu entre os dias 23 e 28 de julho de 2013. A Arquidiocese do Rio de Janeiro promoverá um encontro na Catedral Metropolitana de São Sebastião para comemorar e também fazendo um “aquecimento” para a JMJ Panamá 2019.

O encontro pelos cinco anos da JMJ Rio será no dia 28 de julho, a partir das 13h, na Catedral Metropolitana e, segundo o assistente eclesiástico do Setor Juventude, Padre Jorge dos Santos Carreira, trata-se de uma celebração importante, por nos fazer recordar os acontecimentos e a mensagem que Deus trouxe ao nosso coração nos tempos atuais.

Em um recente artigo intitulado “Cinco anos da JMJ Rio 2013”, Dom Joel Portella recordou que este evento que reuniu milhões de jovens do mundo todo com o Santo Padre na capital carioca trouxe muitos frutos. “Ela nos fortaleceu, por exemplo, no caminhar em comum, tornando-nos capazes de construir algo que não conhecíamos e para o qual não havíamos feito treinamento especial algum. Mostrou caminhos novos para a ação evangelizadora com a juventude. Abriu as portas de casas, instituições e corações, vencendo desconfianças e até mesmo rejeições. Mostrou ser possível vencer barreiras que se manifestavam intransponíveis, testemunhando, ao final, o que acontece quando deixamos Jesus Cristo agir”, expressou.

 

A JMJ reuniu mais de 3 milhões de fiéis e bateu o recorde. Durante sua visita ao Brasil, o Pontífice também visitou a cidade de Aparecida, presidindo a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Até os dias de hoje, grande é a expectativa que Francisco retorne a solo brasileiro.