Missa Lava-Pés aconteceu nesta última quinta-feira 13 de Abril no Santuário da Divina Misericórdia, marcando o inicio do Tríduo Pascal.  Neste momento recorda-se o ato de humildade protagonizado por Jesus na Quinta-Feira da Paixão, onde Ele se reuniu para sua Última Ceia com seus Apóstolos.

Nesse ato, Jesus sabia que nem todos estavam limpos, em seu coração Ele já sabia que Judas o trairia. Após lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto, sentou-se e explicou: ‘Vocês dizem que eu sou o Mestre e o Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os seus pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros.  Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz. Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou.  Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.’

Durante a celebração, Padre Francisco Anchieta, MIC, representou o momento bíblico, escolhendo Doze Apóstolos para terem seus pés lavados.

Após a Missa, a imagem do Santíssimo foi coberta com um véu representando assim um resguardo para a Sexta-Feira Santa, em procissão foi levada à Igreja em um belo momento de Oração e Meditação para os que acompanhavam. 

Confira as imagens dessa emocionante celebração.

Fotos Fernanda F. Cardoso – Pascom