A Croácia é um país tão desconhecido para nós, que bastou a seleção croata chegar ao final da Copa do Mundo para que uma avalanche de informações curiosas sobre o país caísse nas redes sociais, de modo a tentar despertar admiração ou repúdio, dependendo de quem fala.

Uma dessas curiosidades que está fazendo sucesso no meio pró-vida é a imagem de uma moeda onde está gravada a imagem de um bebê em gestação. Trata-se de uma edição comemorativa no valor 25 kunas, a moeda croata, que equivale a aproximadamente 15 reais. De acordo com o site croata Kunalipa, especializado no estudo de moedas e cédulas históricas, o Banco Nacional da Croácia emitiu essa versão no ano 2000, por conta da virada do século.

Apesar desse elogiável sinal público de valorização da vida no ventre, o aborto é legalizado na Croácia desde 1978, quando o país ainda integrava a antiga Iugoslávia. Em 2017, a suprema corte do país foi questionada sobre a validade dessa lei, já que foi promulgada antes da independência. O tribunal considerou que sim, a lei é constitucional, dando, contudo, dois anos ao governo para que revisasse a legislação. Esse prazo explica o crescente movimento pró-vida no país que já realizou duas marchas nacionais.

Fonte: Gazeta do Povo