ksiadz-sopocko
Padre Miguel Sopoćko (1888 – † 1975) foi o confessor  e diretor espiritual de Santa Faustina Kowalska. Interessou-se pelo culto da Divina Misericórdia e não se tornou apenas seu propagador, mas também forneceu a base teológica deste culto. Em 1941 fundou a Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso.

Durante a Segunda Guerra Mundial, devido à repressão do exército alemão, teve que sair de Vilnius, local onde foi ordenado sacerdote. Até o ano de 1944 permaneceu exercendo o sacerdócio, na clandestinidade, em Czarnym Borze (agora uma pequena cidade perto de Vilnius). Antes da guerra e depois da guerra atuou na pastoral sobriedade.

No dia 28 de setembro de 2008, no Santuário da Divina Misericórdia em Bialystok (Polônia), realizou-se a beatificação do Padre Miguel Sopoćko. Hoje completa-se 8 anos de sua beatificação. A Congregação das Irmãs de Jesus Misericordioso eleva a Deus um Hino de louvor e gratidão pela vida e missão do Padre Miguel Sopoćko.

“É um sacerdote segundo o Meu Coração.
(…) Por ele agradou-Me divulgar
a honra à Minha misericórdia”
(Jesus para Santa Faustina – Diário, 1256).

“Pelos seus esforços uma nova luz brilhará na
Igreja de Deus para o consolo das almas” (Diário, 1390).

“Quando perguntamos em que podemos imitar o novo Beato, a resposta vem sozinha: em confiar em Cristo sem reserva – nas dificuldades e alegrias, no sucesso e no fracasso. Podem acolhê-lo como padroeiro os confessores, os capelães militares, os professores, os estudantes e os simples fiéis, especialmente aqueles que lutam contra as adversidades. Para todos se aplicam as palavras que frequentemente ele repetia: Jesus eu confio em Vós (…)”.

Arcebispo Edward Ozorowski, Metropolitano de Białystok
Carta pastoral por ocasião da beatificação do Padre Miguel Sopoćko – Białystok, 21 de agosto de 2008

7542Conheça a obra que este sacerdote escreveu nos anos 60 e foi resgatado pela Editora Apostolado da Divina Misericórdia no Brasil: A MISERICÓRDIA DE DEUS EM SUAS OBRAS.
Nesta obra o confessor e diretor espiritual de Santa Faustina, nos acompanha ao longo de todo o Evangelho e nos ensina a contemplá-lo a partir da perspectiva da Divina Misericórdia.

De modo especial, aqui no Brasil e na Polônia, muitos casais tem alcançado a graça da Maternidade pedindo graças pela intercessão do Beato.

Oração pedindo a intercessão do Bem-Aventurado Padre Miguel Sopoćko
Deus Misericordioso, Vós que fizestes do Bem-aventurado Padre Miguel Sopoćko um zeloso Apóstolo de Vossa infinita Misericórdia, e venerador de Maria, Mãe de Misericórdia, fazei com que, para glorificar a Tua Misericórdia e despertar a confiança em Vossa paternal bondade, eu receba a graça que vos peço (pedir a graça) por sua intercessão, por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Pai-Nosso… Ave-Maria… Glória ao Pai…

Bem-Aventurado Miguel Sopoćko, rogai por nós! (3x)

Fonte: Congregação da Irmãs de Jesus Misericordioso