Nesta Sexta-Feira Santa, às 19h, dá-se início a Novena à Divina Misericórdia, que neste ano será conduzida todos os dias pelo Provincial dos Padres Marianos, Padre Jair de Souza, MIC. Jesus quis que rezássemos a Novena em preparação espiritual para a Festa da Divina Misericórdia, suplicando, por meio dela, a conversão de toda a humanidade.

“Desejo que durante estes nove dias conduzas as almas à fonte da Minha misericórdia, a fim de que recebam força, alívio e todas as graças de que necessitam nas dificuldades da vida, especialmente na hora da morte. Cada dia conduzirás ao Meu Coração um grupo diferente de almas e as mergulharás nesse oceano da Minha misericórdia. Eu conduzirei todas essas almas à casa do Meu Pai. Procederás assim nesta vida e na futura. Da Minha parte, nada negarei àquelas almas que tu conduzirás à fonte da Minha misericórdia. Cada dia pedirás a Meu Pai, pela Minha amarga Paixão, graças para essas almas.” (Diário, 1209).

Coincidindo com o Tríduo Pascal, a Novena inicia na Sexta-Feira Santa e acompanha toda a Oitava Pascal, até o sábado. Após um tempo de experiência, diante de alguns comentários e resistências relacionados principalmente com o período de realização da novena ‒ é bom lembrar que  com sabedoria pastoral é possível organizar tudo de tal modo que, por um lado, não se obscureça a centralidade das solenidades litúrgicas pascais e, por outro, não se “extinga o Espírito”, ao qual nos conduz essa forma de devoção ensinada pelo próprio Jesus.


Santa Faustina ensina a maravilhosa harmonia que deve reinar entre Liturgia e Piedade: “Quase toda solenidade na Santa Igreja proporciona-me um mais profundo conhecimento de Deus e uma graça especial, por isso me preparo para cada solenidade e uno-me estreitamente com o espírito da Igreja. Que alegria ser uma filha fiel da Igreja” (Diário, 481; sobre suas vivências pascais, cf. 205; 649; 1067; 1668; 1670).

Cada dia a Novena tem início com uma intenção específica, não limitando a Novena apenas às nossas necessidades particulares, mas alcançando a todos, como é a vontade do Senhor.

No 1º dia da Novena Jesus pediu à Santa Faustina: “Traze-Me a humanidade inteira, especialmente todos os pecadores”; no 2º dia, as almas dos sacerdotes e religiosos; 3º dia, as almas piedosas e fiéis; 4º dia: “Traze-Me os pagãos e aqueles que ainda não Me conhecem e nos quais pensei na Minha amarga Paixão”; 5º dia, as almas dos cristãos separados da unidade da Igreja; 6º dia, as almas mansas e humildes, assim como as almas das criancinhas; 7º dia: “as almas que veneram e glorificam de maneira especial a Minha misericórdia”; 8º dia, as almas que se encontram na prisão do purgatório; e no 9º dia, as almas tíbias.

Endereço

De carro: O Santuário está localizado em frente Contorno Leste, BR-116, no Km 113. Outra opção é chegar pela Estrada do Ganchinho, 570 – Bairro Umbará.

De ônibus: No Terminal do Pinheirinho embarcar em uma das linhas: 642-Ganchinho ou 638-Pinheirinho e descer no ponto em frente ao Santuário. No dia da Festa teremos mais ônibus disponíveis nas linhas, assim a espera será bem menor.