O Padre Silvio Roberto, sacerdote da Congregação dos Padres Marianos da Imaculada Conceição e diretor da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, lançou nesta segunda-feira, dia 12, no Salão Nobre da Cúria Metropolitana de Curitiba, um projeto inédito, defendendo o direito à vida: a Revista Sim à Vida.

Com a bênção de Dom José Antônio Peruzzo, cerca de 50 convidados prestigiaram o lançamento e puderam conhecer como foi a caminhada para tornar concreto o sonho de criar uma publicação a partir do trabalho que já é realizado ao longo de 5 anos pela Casa Pró-Vida Mãe Imaculada.


Sobre a publicação, afirmou o Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo: “Na teologia bíblica enquanto houver profetas Deus ainda não terá sido calado, e neste caso, a vontade de Deus ainda não terá sido silenciada porque a vida é servida e protegida. (Com este lançamento) Além do serviço à vida, da proteção, do caráter social de defesa dos mais fracos, há um caráter teológico. O Espírito Santo está a suscitar Seu vigor e a Sua luz em muitos corações. O caráter profético faz profética a nossa Igreja Arquidiocesana de Curitiba.”


Veja todas as fotos aqui

Entrevista com o Padre Silvio Roberto, MIC

Como surgiu a ideia de lançar uma publicação voltada às famílias cristãs e defendendo o direito à vida?
A Revista Sim à Vida é, antes de tudo, uma consequência natural do trabalho da Casa Pró-Vida Mãe Imaculada, que é o trabalho de defender a vida. Mas, especificamente, a ideia surgiu quando eu participava de um retiro em 2015.

Quanto tempo levou o desenvolvimento desse projeto?
Entre o surgimento da ideia e a publicação, praticamente dois anos. Queríamos ter lançado ainda no ano passado, mas, por uma série de motivos, não foi possível. Neste ano tivemos as primeiras reuniões em março.

Quais desafios o senhor encontrou durante a elaboração da publicação e como enfrentou essas dificuldades?
Uma revista demanda muito tempo para ser elaborada: planejamento, definição de textos, escrita dos mesmos, correções, etc. Assim, tempo é um desafio grande. Além disto, tem o fato que não dispomos de profissionais full time para este trabalho, mas contamos com os nossos voluntários, que tanto nos ajudam, mas também têm suas diversas atividades. Tem ainda a questão financeira, pois os gastos são grandes e somos uma Instituição sem muitos recursos. Por fim, tem a batalha espiritual em torno de um projeto como esse. O Inimigo fica furioso quando trabalhamos em favor da vida e tenta nos impedir. Porém a graça de Deus em nós sempre é mais forte!

Quais temas a Revista Sim à Vida abordará?
Esta revista tem a sua especificidade no tocante à defesa da vida, compreendida principalmente como defesa do nascituro (bebê ainda no ventre materno), contra o aborto. E também defesa de sua mãe, a gestante. Porém, não podemos deixar de tocar em diversos outros temas correlatos: família, jovens, espiritualidade, política, obras de misericórdia, etc.

Qual o sentimento de poder transmitir mensagens edificantes como os conteúdos da Revista Sim à Vida?
O sentimento maior é de felicidade. Felicidade por ver o projeto de Deus acontecer e saber que temos mais uma ferramenta para levar o Evangelho da vida à nossa sociedade. Há também em nossos corações muita gratidão a Deus e a Nossa Senhora.

Agora com o projeto pronto, qual o seu maior desejo?
Que esta Revista chegue a muitas pessoas e possa impactar suas vidas, levando-as cada vez mais a defenderem a vida. As pessoas, em sua maioria, têm um coração bom. Instrumentos como estes ajudam a motivar os corações para agirem.

Os interessados em adquirir gratuitamente a Revista Sim à Vida, pode realizar um cadastro clicando aqui.