Cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, anunciou que os pais de Santa Teresa de Lisieux, Louis e Zelie Martin, serão canonizado em outubro, coincidindo com o Sínodo da Família que acontecerá no Vaticano.

“Os santos não são somente os sacerdotes e as religiosas, mas também os leigos”, afirmou o Cardeal Amato referindo-se ao exemplar casal francês.

Louis e Zelie Martin

Casados em 1858, eles tiveram nove filhos, dos quais cinco seguiram a vida religiosa.

As 218 cartas que foram conservadas de Zelie, de 1863 até sua morte em 1877, registram o ritmo de vida com a guerra de 1870, a crise econômica, os nascimentos e mortes de quatro bebês.

Missa diária às 05:30, Angelus e Vésperas, o descanso dominical, o jejum durante a Quaresma e Advento… mas também piadas e brincadeiras; Louis gostava de pescar e jogar sinuca.

Convidavam os pobres para comer em casa e visitavam os idosos. Também ensinaram suas filhas a tratar os mais pobres como iguais.

Zelie morreu com um câncer muito doloroso, aos 46 anos. Louis ficou com as cinco filhas pequenas: Marie, Pauline, Léonie, Céline e Teresinha, que tinha apenas quatro anos e meio, mas sempre recordava de sua mãe como uma santa. Louis morreu em 1894, depois de sofrer uma doença mental grave.

Ambos foram beatificados em 19 de outubro de 2008 por Bento XVI e sua canonização será a primeiro conjunta de um matrimônio. Muitos propõem a vida cotidiana de santidade como um modelo para este tempo.

Louis e Zelie Martin são pais de Teresa do Menino Jesus, padroeira das missões e uma das santas mais queridas pelo Papa Francisco, proclamada doutora da igreja por João Paulo II em 1997.