O Papa Francisco lamentou a crise vocacional de que a Igreja padece e a comparou com uma “hemorragia” ocasionada pela cultura do relativismo e os escândalos.

Em um discurso diante da Conferência Episcopal Italiana por ocasião da abertura de sua Assembleia Geral, que aconteceu na segunda-feira, 21 de maio, na Sala Nova do Sínodo, no Vaticano, o Santo Padre assinalou que a crise de vocações, a pobreza evangélica e a redução e anexação das Dioceses são suas três principais preocupações em relação à Igreja na Itália.

O Pontífice começou seu discurso de abertura recordando que no peregrinar da Igreja, “não estamos sozinhos: Maria nos acompanha como Mãe”. Em seguida, detalhou as três preocupações que tem em relação à situação da Igreja na Itália.

“A crise de vocações me preocupa”, assinalou Francisco. “Nossa paternidade está em jogo e é uma hemorragia”. Esta crise das vocações “é um fruto envenenado da cultura do provisório, do relativismo e do culto ao dinheiro, junto com escândalos, o testemunho tíbio e o inverno demográfico”.

O Papa afirmou que “é triste ver que esta terra entra em uma esterilidade vocacional sem encontrar remédios eficazes”. Para fazer frente a esta crise vocacional, Francisco propôs uma maior colaboração entre Dioceses, inclusive enviando missionários umas às outras para ajudar as que têm mais problemas relacionados com o secularismo: “Proponho uma colaboração fidei donum mais estreita entre as Dioceses italianas”.

Fonte: Acidigital