Durante o Ângelus de domingo (10), o Papa Francisco explicou o significado do Advento e afirmou que é um momento promissor para mudar de comportamento.

O Papa alertou para “vazios” nas práticas da oração e de atenção ao próximo que surgem na vida dos cristãos, pedindo uma alteração de comportamentos para preparar o Natal nas semanas que o antecedem.

“É um tempo para reconhecer os vazios a serem preenchidos em nossa vida, para aplainar as asperezas do orgulho e criar espaço para Jesus que vem”, afirmou.

Francisco elencou de seguida alguns desses vazios a serem preenchidos no tempo de preparação para a celebração do nascimento de Jesus.

“Um vazio na nossa vida pode ser o facto de não rezarmos ou rezarmos pouco. O Advento é, então, o momento favorável para rezar com mais intensidade, para reservar para a vida espiritual o lugar importante que lhe é devido”, precisou.

Outro ponto referido pelo pontífice foi a “falta de caridade para com o próximo”, sobretudo com as pessoas que precisam de ajuda não só material, mas também espiritual.

“Somos chamados a estar mais atentos às necessidades dos outros, mais próximos”, acrescentou o Papa.

O Papa citou outro exemplo: “Quando esperamos em casa a visita de uma pessoa querida, organizamos tudo com carinho e felicidade. Devemos fazer o mesmo para a vinda do Senhor: esperá-lo a cada dia com solicitude, para ser preenchidos com a sua graça quando ele vier”.

“O Salvador que esperamos é capaz de transformar a nossa vida com a sua graça, com força do Espírito Santo, com a força do amor”, concluiu.

 

Fonte: News.va, Ecclesia.