papa_méxico
O Papa Francisco encontra-se em território mexicano desde o início da noite desta sexta-feira (12), quando foi recebido no Aeroporto Internacional Benito Juárez de Cidade do México pelo presidente do país Enrique Peña Nieto e pela primeira-dama. Uma acolhida oficial, mas informal, sem uma cerimônia protocolar nem discursos.

Antes da chegada do Papa, diante de uma multidão em arquibancadas construídas para o evento, grupos musicais mexicanos narraram com suas músicas e vestidos típicos a história da tradição folclórica do país. Espetáculo que se repetiu depois diante do Papa. Aos gritos a multidão presente pediu a benção de Francisco, que como um pai amoroso concedeu. Uma recepção digna da alegria do povo mexicano.

Depois a transferência para a sede da Nunciatura Apostólica, onde será a residência de Francisco nos próximos dias.

papa_francisco

Papa Francisco saúda multidão em sua visita ao México (Foto: Moises Castillo/AP Photo)

Pelas ruas de Cidade do México Francisco recebeu o amor e o carinho de tantas pessoas que desde o início da tarde se posicionaram nas calçadas para, saudar e por um momento ver o “missionário da paz”, que vem confirmá-los na fé. Entusiamos que se misturaram com os gritos de viva o Papa, “bienvenido” Santo Padre. A cidade se transformou com a chegada do Papa. Apesar de ruas fechadas em uma das cidades com o pior trânsito do mundo, o povo estava feliz em ter em sua casa Papa Francisco.

Os mexicanos receberam o Papa com um abraço luminoso. Formaram a maior ‘corrente’ de smartphones iluminados da história, um corredor de luzes do aeroporto da cidade até a Nunciatura Apostólica. Quem não tinha celular usou pequenas lanternas. Foi o “muro de luzes e de orações” de 19 km.

Os sinos da catedral de Cidade do México também tocaram nesta sexta-feira, em festa de duas horas sem interrupção, por 80 voluntários que se alternaram, anunciando a chegada de Francisco; entre os sinos o mais famoso da cidade, chamado “Dona Maria”.

Fonte: Rádio Vaticano