“Que todos sejam um para que o mundo creia”. Com estas palavras o Papa Francisco fez um novo chamado através de uma vídeomensagem, por ocasião da jornada de diálogo e oração realizada no último sábado pela diocese americana de Phoenix, Texas (EUA), junto a um grupo de pastores evangélicos pentecostais.

Ao referir-se à perseguição contra cristãos, o Santo Padre declarou: “Penso em dizer algo que, de repente pode parecer uma insensatez, ou possivelmente uma heresia. Aquele que persegue hoje os cristãos, nos unge com o martírio, sabe que os cristãos são discípulos de Cristo, que são um, que são irmãos. Ele não se importa se somos evangélicos, ortodoxos, luteranos, católicos e apostólicos. São cristãos. Esse sangue nos une como irmãos”.

“Atualmente estamos vivendo, queridos irmãos, o ecumenismo do sangue. Isso deve nos motivar a rezar, dialogar, abater as distâncias e ser cada vez mais irmãos”, disse o Santo Padre na videomensagem por ocasião do encontro.

O Papa Francisco começa a sua mensagem em inglês, mas depois pede desculpas porque seu inglês não é suficiente para explicar o tema, portanto expressou: “Falo espanhol, mas, sobretudo, falo a língua do coração”.

O Pontífice assegurou: “A divisão entre os cristãos é uma ferida no corpo da Igreja de Cristo. Não queremos que ela permaneça. Pois a desunião é obra do ‘pai da mentira’, do ‘pai da discórdia’, que sempre busca que os irmãos estejam divididos”.

Como afirmou em outras ocasiões, o Papa Francisco disse: “Estou convencido de que a unidade entre nós não é feita pelos teólogos. Os teólogos nos ajudam, a ciência dos teólogos nos ajudará, mas se esperamos que os teólogos entrem num acordo, a unidade será obtida um dia depois do Juízo Final”.

Portanto, “quem faz a unidade é o Espírito Santo, os teólogos no ajudam e nos ajudam de boa vontade a todos nós que estamos a caminho e com o coração aberto ao Espírito Santo”, disse o Santo Padre.

Em relação à celebração ecumênica o Bispo de Roma assinala: “Sobre este tema falerei com vocês: ‘Pai, que sejam em nós uma só coisa para que o mundo creia que tu me enviaste”, por ocasião da Solenidade de Pentecostes, foi este o lema deste encontro; a oração de Cristo para que o Pai conceda a graça da unidade”.

O Pontífice assegurou sua proximidade espiritual, “com todo seu coração” e pediu aos cristãos reunidos nos EUA buscarem juntos a graça da unidade”.

“A unidade que está germinando em nós, a unidade confirmada num só Batismo que buscando unidos no caminho, na oração uns pelos outros, na unidade do trabalho comum em ajudar os irmãos que creem na soberania de Cristo”, frisou o pontífice.

Ao despedir-se, o Santo Padre fez menção à confiança de que Deus nos enviou o Espírito que Ele mesmo prometeu “para que realizasse essa ‘harmonia’ entre todos seus discípulos”.

Finalmente e como de costume o Papa Francisco disse: “Por favor, peço-lhes que rezem por mim. Porque necessito vossas orações, para ser fiel ao que o Senhor quer no meu Ministério”.

 

fonte: Aci