Divulgação/Diocese de Palmas/Francisco Beltrão / O paranaense dom José Antônio Peruzzo, até então bispo de Palmas e Francisco Beltrão, deve assumir a arquidiocese da capital

Dom José Antônio Peruzzo, até então bispo de Palmas e Francisco Beltrão, no interior do Paraná, é o novo arcebispo de Curitiba. A decisão do papa Francisco de transferir o bispo foi comunicada nesta quarta-feira (7) pela Nunciatura Apostólica do Brasil.

Segundo informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o novo arcebispo é natural de Cascavel. Foi nomeado bispo de Palmas e Francisco Beltrão pelo papa Bento XVI, em 24 de agosto de 2005. Possui mestrado e doutorado em Ciências Bíblicas pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino, em Roma. Atualmente, dom José Peruzzo exerce a função de bispo referencial da Pastoral da Pessoa Idosa da CNBB.

Dom José Peruzzo sucederá dom Moacyr José Vitti, que morreu em junho do ano passado, vítima de um enfarte. Peruzzo nasceu em 1960 e foi ordenado padre em 1985. Está no comando da diocese de Palmas e Francisco Beltrão desde 11 de dezembro de 2005, um mês após sua ordenação como bispo.

O administrador arquidiocesano de Curitiba Dom Rafael Biernaski disse que, em contato telefônico, o novo arcebispo da capital ficou surpreso e feliz com a nomeação. A posse formal do novo arcebispo será no dia 19 de março, em cerimônia a ser realizada na Catedral Metropolitana de Curitiba. “Possivelmente de modo informal ele passará por Curitiba antes para dar encaminhamentos a organização da posse”, diz.

Curitiba estava sem arcebispo desde junho de 2014, quando dom Moacyr faleceu. Desde então, segundo Biernaski, iniciou-se um processo de sucessão para a escolha do novo responsável pela arquidiocese da cidade. “A Nunciatura Apostólica verifica junto a diocese de Curitiba, junto ao colégio de consultores, bispos do Paraná e do Brasil. A partir de vários nomes indicados, são enviados para o papa e ele escolhe e nomeia o arcebispo”, explica.

Até a data formal da posse, Peruzzo continua no comando da diocese no interior do Paraná.

RODRIGO BATISTA E JÔNATAS DIAS LIMA

Fonte: Gazeta do Povo