Na manhã desta segunda-feira, 04/06, Papa Francisco recebeu na Sala Clementina, representantes da delegação do Prêmio Internacional de Jornalismo Biagio Agnes. O Papa os convidou a se comprometerem com uma comunicação que saiba colocar a verdade antes dos interesses pessoais ou de corporações.

“De fato, ser jornalista tem a ver com a formação das pessoas, de sua visão do mundo e seus comportamentos em relação aos eventos. É um trabalho exigente, que neste momento está passando por um período marcado pela convergência digital e pela transformação dos meios de comunicação”.

Francisco sublinhou que muitas vezes vê durante suas viagens apostólicas ou outros encontros, uma diferença nos métodos de produção: desde as clássicas equipes de TV até os jovens que com um telefone celular conseguem redigir uma notícia para um portal. “É difícil entrar nesse processo de transformação, mas é cada vez mais necessário se quisermos continuar sendo educadores das novas gerações”, afirma Francisco.

O Pontífice termina sua mensagem falando aos jornalistas presentes que eles não devem se sentir bem só pelo fato de ter relatado algo e que devem dar abertura ao povo, dando esperança às pessoas.

Fonte: Vatican News