NacimientoIrak_DerechosReservadosKO

No campo de refugiados de Mar Elia, localizado na cidade de Erbil, área do Curdistão (Iraque), foi montada o presépio através do qual os cristãos perseguidos celebraram o Natal.

CWdQ_l8WIAADqrFSegundo informou L’Osservatoire da Christianophobie, o presépio foi preparado no dia 29 de novembro, no início do Advento, no qual foi montada uma cabana “simples e precária” tal como as utilizadas pelos milhares de refugiados iraquianos para morar.

Na parte superior do lado direito da cabana está escrita a frase em inglês “Home IS were Jesus IS” (O lar está onde Jesus está). Dentro dela, estão as imagens da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus junto a um par de ovelhas.

Ao lado do presépio, está uma árvore de natal, enfeitada com sinos, luzes, bolas de cores e uma estrela na ponta. A parte lateral do presépio e da árvore está protegida por uma cerca.

Segundo informou Dom Bashar de Erbil Warda, há um mês ao Grupo ACI, no Curdistão iraquiano existem aproximadamente 1.800.000 refugiados e a diocese acolhe 10.300 famílias cristãs que fugiram de Mossul e da planície de Nínive. Atualmente, muitos destes refugiados enfrentam o difícil período do inverno.

 

fonte: ACI