17º Congresso Nacional da Divina Misericórdia

“Fala ao mundo da Minha grande e insondável Misericórdia” (Diário, 164)

 

A Santa Missa de encerramento do 17º Congresso Nacional da Divina Misericórdia foi celebrada pelo Provincial da Congregação dos Padres Marianos, Padre Jair Batista, MIC, e concelebrada outros sacerdotes da Congregação, assim como os sacerdotes peregrinos que participam do Congresso, Padre Cosme, do Pará, Padre Leonildo de São Jose Rio Preto-SP, Padre José Luiz de Londrina-PR e o Diácono Luiz de Joinville, SC.

Realizado no Santuário da Divina Misericórdia, em Curitiba-PR, o 17º Congresso da Misericórdia aconteceu de 16 a 18 de novembro e reuniu mais de 500 devotos de Jesus Misericordioso.

Em sua homilia o Padre Jair expôs o que Jesus quer dizer no Evangelho (Mc 13,24-32) deste domingo:

“Com um gênero literário apocalíptico, o Evangelho fala de sol, lua, estrelas – que significavam os deuses pagãos. Que naquele ano 70, depois de Cristo, deveriam cair para surgir a nova fé, trazida por Jesus Cristo.

O gênero apocalíptico usa imagens e símbolos para transmitir a mensagem; mas não precisamos levar esse gênero ao pé da letra, para não ficarmos aterrorizados.

Quando Jesus usa esta linguagem está dizendo que Deus está agindo na história. Tem uma grande tribulação acontecendo: os apóstolos Pedro e Paulo tinham sido assassinados, os cristãos estavam assustados, a Igreja estava sendo perseguida. Mas o Evangelista Marcos nos diz que depois de uma grande tribulação vem o tempo de Deus.

Vivemos tribulações, nosso país, sociedade, que passa por crise. Mas somos convidados a renovar a nossa esperança, tirar o véu do olhar humano, para olhar com o olhar de Deus, percebendo a Sua ação. Deus está agindo à nossa volta, nas pequenas coisas, e nós não percebemos.

Então Deus nos faz esse convite hoje, de olharmos a realidade não com as condições humanas, que enxerga o mal crescendo no mundo. Coloquem os óculos da fé para ver Deus agindo na história.

Encerrando a Missa de envio do 17º Congresso Nacional da Divina Misericórdia, o Pároco do Santuário, Padre Francisco Anchieta, MIC, agradeceu a todos os participantes e a todos os envolvidos para a realização desse grande evento.

“Vocês são sinal do zelo maravilhoso de Deus que pede: Fala ao Mundo da Minha Misericórdia”, encerrou o pároco.

 

Após a Santa Missa a dupla de sertanejo católico, Alvaro & Daniel, realizaram um show para os congressistas.