Às 16:30h teve inicio a Santa Missa deste 15º Congresso Nacional da Divina Misericórdia, presidida pelo Padre Sandro de Souza, MIC, vigário do Santuário da Divina Misericórdia.

Promessas de Jesus para os devotos da Misericórdia

Padre Sandro inicia sua homilia lembrando das promessas de Jesus para os devotos da Misericórdia. Citando o Diário de Santa Faustina, onde estão as promessas, ele lista: “Nenhum devoto da misericórdia vai para o inferno; no céu o devoto terá um brilho diferente; Jesus defende o devoto como uma mãe defende seu filho; na hora da morte Jesus não será para o devoto um juiz que condena, mas salvador misericordioso”.

Quanto às características de um devoto da misericórdia, o Padre Sandro lembra: “um devoto tem em sua casa uma Imagem de Jesus Misericordioso; venera essa Imagem, principalmente na Hora da Misericórdia (às 15 horas); reza do Terço da Misericórdia; faz a Novena à Divina Misericórdia em preparação para a Festa e participa todo ano da Festa da Misericórdia”.

Durante essa Santa Missa, aconteceu também a Consagração dos Apóstolos Eucarísticos da Divina Misericórdia (AEDM). Antes de conduzir esse momento, Padre Sandro listou as 10 características de um AEDM – características que servem para qualquer devoto da Misericórdia:

Somos discípulos do maior atributo de Deus

Os AEDM e os devotos de Jesus são chamados a ser discípulos do maior atributo de Deus – a misericórdia. “Precisamos pedir a Deus a graça de olharmos para o ser humano assim como Ele olha: com misericórdia, com esperança. E muitas vezes eu preciso olhar para mim mesmo com esperança.

Ver o que ninguém vê

Precisamos enxergar coisas que ninguém mais vê em mim mesmo e no outro. Acreditar quando mais ninguém acredita. “Nós devotos de Jesus Misericordioso, e de maneira especial um Apóstolo Eucarístico, precisa olhar com fé e esperança para aquele que ninguém mais olha com fé e esperança”.

Acreditar e confiar

A expressão “isso não tem mais solução” não pode estar na boca de um devoto de Jesus ou de um AEDM porque Deus perde tempo com o perdido. “Ele perdeu tempo com o filho pródigo, com a moeda e a ovelha perdida. Ele perde tempo com aquilo que parece estar perdido. Precisamos ter esperança, acreditar, confiar”.

Enxergar o que é bom

É fácil para Deus olhar para o ser humano com esperança porque Ele sabe enxergar no meio do joio as boas sementes que se encontram na coração de cada filho. “Muitas vezes ninguém consegue enxergar as boas sementes que há no coração do próximo, mas um AEDM precisa enxergar essas boas sementes. É preciso saber esperar o mal perder as forças; é preciso saber esperar que a tentação, o pecado, a raiva, o ciúme, a inveja, etc., percam as suas forças – sim, porque essas coisas não duram pra sempre porque elas não vêm de Deus”.

Perseguir os pecadores

Jesus disse no Diário de Santa Faustina: “com Minha misericórdia persigo o pecador em todos os seus caminhos e o Meu coração se alegra com a volta dele” (cf. Diário 1728). “Portanto, a missão do AEDM e de um devoto de Jesus é perseguir o pecador com misericórdia, esperança, amor”. Porém o Padre Sandro ressalta: “Não podemos causar medo nas pessoas, não podemos persegui-las com a condenação, mas com a misericórdia, com o amor”.

Amar, somente amar

Muitas vezes não nos sentimos capazes de ajudar o próximo, mas Deus nos capacita. “Ele nos convida a fazer pelo próximo algo que Ele fez muito bem: amar – somente amar – porque o amor cura; um gesto de amor, um abraço, um sorriso, um carinho – cura, liberta”.

Confiança onde não há esperança

Mesmo numa situação aparentemente impossível é preciso crer e ter confiança. “A devoção a misericórdia nasceu no momento em que ninguém esperava mais nada: estando morto, Jesus nos surpreendeu quando do Seu Coração ferido pela lança jorrou o sangue e a água, como está retratado na Imagem da Misericórdia. Nesse momento nasceu a devoção a Divina Misericórdia – que desperta a confiança onde não há esperança”.

Precisamos ter o olhar de Maria

Nossa Senhora, vendo Jesus morrer, olhou para essa situação “além da morte, além da fraqueza, além da traição, além do mal. Ela olhou com amor, esperança e misericórdia. Por isso que Maria e a misericórdia são os dois caminhos mais fáceis pra se chegar ao coração de Deus’.

Discípulos da esperança

Um discípulos do maior atributo de Deus deverá ser sempre um discípulo da esperança. “Precisamos ser aquele que ajuda o outro a ver aquilo que ele não consegue ver, precisamos enxergar no outro aquilo que ele pode aperfeiçoar, não aquilo que ele tem de pior, mas aquilo que pode ser melhorado; precisamos ver a beleza interior do outro, perceber a fé que está no profundo da sua alma, do seu coração. Assim como Jesus, precisamos encontrar o que há de melhor naqueles que são considerados os piores”.

Precisamos dizer para o mundo que cremos

Os devotos de Jesus e os AEDM precisam ser discípulos da esperança e da misericórdia em meio a esse mundo que já não tem esperança. “Precisamos ajudar as pessoas a enxergarem a ressurreição, precisamos gritar para o mundo que nós acreditamos mais no céu do que no inferno, que acreditamos mais na salvação do que na condenação, que acreditamos mais no bem do que no mal, mais na bênção do que na maldição, que acreditamos mais no perdão do que na condenação, que cremos mais na vitória do que na derrota, mais na alegria do que na tristeza, que acreditamos mais na vida eterna do que na morte, mais na misericórdia do que em tudo o que já existiu, existe ou vai existir. A misericórdia é e sempre será maior do que tudo porque ela é o maior atributo de Deus”.

No fim da celebração o Padre Sandro ministrou a bênção aos congressista com a relíquia de quatro santos: de São João Paulo II, de Santa Faustina, do Bem-aventurado Padre Miguel Sopocko e do Santo Estanislau de Jesus e Maria Papczynski.

congresso2016-divina_misericordia-149