Santuário recebe 4° Retiro para os Solteiros

No último sábado, 28/07, o Santuário da Divina Misericórdia recebeu o 4° Retiro para os Solteiros, que é realizado anualmente pela Irmã Zélia. O retiro é realizado desde 2015, e teve suas duas últimas edições em Maringá – PR. É a primeira vez que o Santuário recebe o retiro que reuniu mais de 350 pessoas que vieram de várias partes do Brasil.

Para uma das coordenadoras, Silvia Lorena Martim, desde o ano passado quando estavam em oração já pelo retiro, a equipe de coordenação sentiu que o retiro deveria ser realizado no Santuário. “Sentimos que deveria ser aqui, conversamos com o Pe. Anchieta e ele nos abriu a porta”, explica Silvia, fruto do primeiro retiro e residente da cidade de Maringá.

A programação do retiro começou com o terço mariano meditado e cantado, que contou com a presença da dupla Alvaro & Daniel, Taliby Leal e Cláudia Andrade. Após o momento de oração, deu-se continuidade com a Santa Missa, celebrada pelo reitor do Santuário, Pe. Francisco Anchieta, MIC, e concelebrada pelo Pe. Pedro Claúdio. Em sua homilia, Pe. Anchieta falou sobre a importância de se fazer um retiro, falando sobre suas experiências pessoais e o quanto o seu primeiro retiro mudou a sua vida.

Logo após a celebração, Pe. Pedro conduziu a primeira pregação, dando 10 sugestões que podem nos ajudar na vida de solteiro, casado ou religiosa. Confira as 10 sugestões, que foram baseadas o livro “Arrume a sua cama”, do autor norte-americano e ex-comandante da marinha estadunidense, William H. Mcraven.

  • Arrume a sua cama, comece se organizando e fazendo a diferença em pequenas coisas, o que o deixará mais leve e com um ar de dever cumprido.
  • Encontre alguém que te ajude a remar, pois nessa vida não podemos viver sozinhos, devemos ter a companhia de alguma pessoa.
  • Tudo o que importa é o tamanho do coração, sempre devemos notar o caráter e o coração das pessoas e não a sua aparência, pois beleza sempre acaba, caráter não.

“As pessoas sempre procuram um gato ou uma gata para a sua vida, mas lembrem-se, gatos arranham e podem machucar (…) procurem ovelhas, podem ser feias, mas o coração é imenso”.

  • A vida não é justa, siga em frente assim mesmo. Não podemos nos deixar abalar pelos problemas que nos atingem e muito mesmo cuidar da vida dos outros, quando passamos a cuidar de nós mesmos e de nossas vidas, as chances das coisas darem certo aumenta.
  • O fracasso torna você mais forte, sendo que até Jesus Cristo passou por fracassos, humilhações e isso o deixou ainda mais forte. Fracassos fazem parte.
  • Você precisa e pode ousar mais, ter coraram de se ousar e sempre arriscar. “Quem faz sempre as mesmas coisas, tem sempre os mesmos resultados” – Papa Francisco. É preciso ir atrás das coisas, o “não” já temos, então temos que ir em busca do “sim”.
  • Enfrente tubarões, na vida sempre haverá “tubarões” que parecem estar famintos e querendo nos matar. Entretanto, é necessário enfrenta-los e mostrar a nossa garra.
  • Mostre-se a altura do desafio, provando a si mesmo de que é capaz de lutar pelo o que é seu e mostrando-se preparado para qualquer desafio que a vida proporcionar.
  • Dê esperança para as pessoas, seja uma pessoa que faça a diferença na vida de alguém, que agregue, sempre levando alegria e não sendo pessimista.
  • Nunca desista dos seus sonhos, busque a santidade e corra atrás daquilo que almeja.

Após a palestra, houve o momento de almoço, no qual antes de começar a refeição, Irmã Zélia, CR, falou que um dos intuitos do retiro é fazer laços de amizades e que todos os encontristas deveriam conversar com pessoas que nunca tinham visto antes, assim abrindo espaço para novas amizades.

Os músicos animaram os retirantes após o almoço. Logo em seguida, o casal Márcia e Júlio, falaram sobre a importância da família e deram o seu testemunho de vida. A hora da misericórdia foi conduzida pelo Pe. Anchieta que em seguida fez sua pregação, onde partilhou seu caminho vocacional.

Irmã Zélia conduziu um momento de oração e partilha. Encerrando o retiro, uma adoração em forma de luau foi feita e quem comandou o momento foi Brais Oss. Clique aqui e confira a galeria completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *